Thiago Paulino vence o lançamento de disco e leva segundo ouro no Mundial de Atletismo




FonteCPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro

Tiago Paulino, ouro no lançamento de disco F57. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Duas provas e duas medalhas de ouro. Esse é o resumo da participação de Thiago Paulino no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres. Neste sábado, 22, ele subiu ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez. Após abrir o Mundial com a vitória no arremesso de peso, o paulista de Orlândia faturou o ouro no lançamento de disco. Em sua última tentativa, ele alcançou 46,58m – o suficiente para ultrapassar o croata Miroslav Petkovic, prata com 45,99m. O chinês Guoshan Wu foi bronze, com 45,62m.

“Eu estou muito feliz e só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui mais uma vez. Foi uma prova muito desgastante, porque além de fazer o meu melhor, tinha de ficar de olho no que fariam os meus adversários. Eu treinei bastante e sabia que estava preparado. Agora a recompensa é eu poder dizer que sou duas vezes campeão mundial”, comemorou.

Aos 31 anos, Thiago chega, assim, às suas primeiras conquistas em nível internacional – antes havia ficado com a quinta posição nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e em sétimo lugar no último Mundial, em Doha (Catar), em 2015, no arremesso de peso. Thiago amputou a perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, em 2010.

Além dele, na final dos 100m T36 (paralisados cerebrais), Rodrigo Parreira superou uma lesão na coxa direita e conquistou a quarta medalha do Brasil no dia. O goiano radicado em Uberlândia cumpriu a distância em 12s28. O pódio também foi composto pelo chinês Yifei Yang, que fez o tempo de 11s93, e pelo Mohamad Puzi, da Malásia, com 12s15. O brasileiro de 22 anos chega à sua terceira medalha no Mundial – já havia sido bronze nos 200m e prata no salto em distância.

“Ganhar três medalhas em um Mundial foi sensacional. Eu não podia estar fora dessa final, mesmo com a lesão que eu senti. Conversei com a comissão técnica e falei que dava para correr. Deu no que deu”, disse Rodrigo.

Confira, abaixo, a participação dos brasileiros neste domingo, 23, último dia do Mundial de Londres. O SporTV anuncia a transmissão das provas a partir das 6h e das 14h45. O perfil do CPB no Facebook também exibirá, via streaming, ao vivo, toda a programação do dia.

Esta é a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países disputam as 213 medalhas, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, em Doha, no Catar, o Brasil ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas do evento. Foram oito medalhas de ouro, 14 de prata e mais 13 de bronze.

Programação dos brasileiros – domingo (23/7)*
6h30 – Ariosvaldo Fernandes (semifinal dos 100m T53)
7h40 – Emerson Lopes e João dos Santos (final do lançamento de disco F46)
8h15 – Fábio Bordignon (final dos 100m T35)
15h04 – Izabela Campos (final do arremesso de peso F12)
15h12 – Final do revezamento 4x100m T11-13 masculino (Daniel Mendes, Ricardo Costa, Fabrício Júnior e Gustavo Araújo)

*Horário de Brasília

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/comiteparalimpico), e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (ocpboficial)

Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias da Caixa e da Braskem.