Pedro Carrano lança segundo livro de poesias

"Sanga" é resultado da seleção de poemas de diferentes períodos, alguns dos quais de quando Carrano viveu no México e na América Central





O lançamento do segundo livro de poemas do jornalista Pedro Carrano acontece no dia primeiro de agosto (terça), no bar Ornitorrinco, em Curitiba, às 19 horas.

Pedro Carrano, poeta. Foto: Leandro Taques

“Sanga” tem 67 páginas e é resultado da seleção de poemas de diferentes períodos, alguns dos quais anotados entre os anos de 2005 a 2008, período quando Carrano viveu no México e também esteve por duas vezes na América Central.

“Com isso, a linguagem do livro dialoga com a linguagem de cadernos de anotações e de viagem, que foi onde alguns dos textos nasceram. Mas, claro, os poemas têm outras referências”, conta o autor.

O livro levou cerca de quatro anos para ser concluído e publicado pela editora Kotter, inserido no selo Sendas. “São poemas despojados que trazem esse contato com as estradas, com o movimento, com a luta social, com o outro, comigo mesmo”, define o autor. “Gosto de inventar no tema e na forma e acho que a arte é o espaço para isso”.

Para o escritor Paulo Venturelli, que faz a orelha do livro:

“Poemas sensíveis em que a síntese dá o tom, num toque leminskiano, e ganham musicalidade marcante. (…) É um engajado não no sentido doutrinário, mas naquele sentido mais profundo: sua poesia exala humanismo”

Já para o crítico Ademir Demarchi, que assina o prefácio:

“A voz do poeta espanhol Antonio Machado ecoa por Sanga lembrando que ‘caminhante/ caminhos há/ o mais estreito / te leva más allá'”

Serviço:

Lançamento do livro Sanga (Kotter Editorial, selo Sendas)

Quando? Primeiro de agosto (terça),

Onde? bar Ornitorrinco, em Curitiba, às 19 horas (Rua Benjamin Constant, 400).

Contato: 3585-5161

O autor

Pedro Carrano nasceu em São Paulo (SP), em 1980, e vive em Curitiba desde os 10 anos.

É jornalista, assessor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e integra a coordenação do jornal Brasil de Fato Paraná. Entre 2000 e 2003, manteve a coluna de contos “Luzes da Cidade”, no Jornal do Estado, em parceria com o escritor Paulo Venturelli.

Hoje assina a coluna de crônicas e contos “Mate, Café e Letras”, no site Terra Sem Males.

Tem publicações em antologias de poesia, crônicas e jornalismo, além de ter escrito peças teatrais. Individualmente, publicou os seguintes livros:

– Três Vértebras e um primeiro Testamento (seleção de poesia e contos. Editora do autor, 2013)

– Cidade das Pessoas (relato jornalístico, Biblioteca Sismuc, 2016)

– História da Comuna de Oaxaca (editora Appris, no prelo).