Celso Amorim, sobre Trump: ‘Ameaça de uso da força tem que ser repudiada com veemência’

Ex-chanceler e ex-ministro da Defesa repudia declarações de presidente dos EUA a respeito da Venezuela




FonteRDA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa sexta-feira (11) não descartar uma intervenção militar na Venezuela em função da crise política vivida pelo país.

“Não vou afastar uma opção militar, temos muitas opções para a Venezuela. É um vizinho”, afirmou Trump em seu clube de golfe de Bedminster, Nova Jersey, onde passa suas férias. “Temos tropas em todo o mundo, em lugares muito distantes, e a Venezuela não fica tão longe. As pessoas lá estão sofrendo, morrendo.”

Para o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, é preciso repudiar a postura de Trump. “A ameaça de uso da força tem que ser repudiada com veemência. Além de violar princípios básicos do Direito Internacional, ameaça trazer uma guerra civil (um novo Vietnã) para a América do Sul e a nossa fronteira”, sustenta. “Embora não tenha dúvida sobre quem será vitorioso e quem será derrotado, uma guerra civil trará sofrimentos indizíveis ao povo venezuelano. Não podemos ficar indiferentes diante da agressão e da tragédia.”