Selvática e Casa Hoffmann recebem espetáculo de dança ‘Retrópica’

Artista paulistana Mari Paula traz para Curitiba teatro de dança em que faz leitura antopofágica com dez apresentações a preços populares.





A artista paulistana Mari Paula traz para Curitiba o espetáculo solo “Retrópica”. A peça de dança, como ela o define, foi agraciada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2015 e terá dez apresentações na capital paranaense durante o mês de setembro. As encenações serão na Casa Selvática e na Casa Hoffmann, com ingressos a R$ 10,00. Uma dessas apresentações, no entanto, será gratuita.

O solo é resultado de uma pesquisa de dança contemporânea que tem como tema o Brasil e a antropofagia cultural. “Curitiba apresenta um determinado contexto sócio-identitário europeu, mas está localizada em uma realidade sócio-política latino-americana. Diante disso, se faz relevante ingressar em discussões sobre arte de identidade brasileira aqui e tornar essas partilhas parte do espetáculo. É por isso que a criação de Retrópica organiza-se em caráter híbrido, com a participação do público”, explica Mari Paula.

Paula é bailarina, atriz e artista residente da Casa Selvática. Durante sua trajetória transitou por companhias de teatro e de dança como o Elenco de Ouro e o Balé Teatro Guaíra. É Mestre em Gestão Cultural Latino-americana pela Universidade de Granada (Espanha), Especialista em Artes Híbridas pela UTFPR e Bacharel em Artes Cênicas pela UNESPAR|/FAP.

A produção do projeto é da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e conta ainda com a colaboração de artistas como Ángela Donat, Airton Rodrigues, Fernando de Castro, Giorgia Conceição, Leonarda Glück, Ricardo Nolasco, Victor Sabbag e Wagner Corrêa.

Retrópica
Casa Selvática, Rua Nunes Machado, 950 – Curitiba
1 a 3 de setembro e 8 a 10 de setembro, às 20h
(cozinha e bar abrem às 19h)

Casa Hoffmann, Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – Curitiba
15 e 16 de setembro, às 20h
17 de setembro, às 11h (gratuito) e 20h

Ingressos por R$10,00 à venda no local, antes dos espetáculos.
Classificação indicativa: 14 anos