PF apreende malas de dinheiro em apartamento que teria ligações com Geddel Vieira Lima

Dinheiro será contabilizado em um banco e depois depositado em conta judicial





A Polícia Federal divulgou imagens de malas de dinheiro, com 51 milhões de reais, encontradas em um apartamento que teria ligações com o ex-ministro de Michel Temer, Geddel Vieira Lima. O político, apontado como um dos principais articuladores do chamado “PMDB da Câmara”, é também apontado como uma das figuras mais influentes no governo pemedebista.

O apartamento na capital baiana seria utilizado por Geddel como espaço de armazenamento de dinheiro em espécie. Os valores apreendidos pela Polícia Federal serão depositados em uma conta judicial após a contagem do montante que será realizada em um banco. O transporte será feito por uma equipe especializada. O valor representa a maior apreensão de toda a história da PF.

Veículos da Polícia Federal com as malas apreendidas. Foto: Divulgação / PF

O ex-ministro de Michel Temer foi preso no último dia 3 de julho, mas cumpre prisão domiciliar, também em Salvador, após decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federação da 1ª Região (TRF1). O magistrado também isentou o político do uso de tornozeleira eletrônica. As suspeitas são de que Geddel, ao lado do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que hoje está preso, tenha atuado em busca de propinas em troca da liberação de recursos públicos.

A apreensão desta terça-feira (5) faz parte da operação denominada “Tesouro Perdido” e é resultado das últimas fases da operação “Cui Bono”. Esta, segundo os investigadores, é que teria levado ao endereço onde as malas de dinheiro estavam armazenados.