Richa está em novo áudio da JBS

Áudios divulgados nesta terca-feira (5) revelam que o advogado Ricardo Saud disse que "os governador (sic), coitadinhos... Beto Richa... Pegou tudo em dinheiro"




FonteO Globo

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, o governador do Paraná, Beto Richa e o ex-deputado federal e agora, preso, Eduardo Cunha. Foto: Orlando Kissner / Fotos Públicas.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), é um dos citados nos novos áudios da delação de Joesley Batista que foram divulgados, nesta terça-feira (5), pelo jornal O Globo. Os arquivos e a transcrição já estão disponíveis na Internet.

De acordo com o jornal, ao falar sobre preservar “todos os nossos”, em uma referência a poupar pessoas mais próximas, o advogado Ricardo Saud cita diretamente Beto Richa. “A questão é ter que jogar esses amigos tudo no fogo. Os governador, coitadinhos… Beto Richa… Pegou tudo em dinheiro no (ininteligível)… Foi eu aquele (ininteligível) entregar pro Beto… Beto Richa… Colombo… Fomos eu e o… entregar para o…”, teria dito Saud.

Neste momento Joesley teria respondido com nome de Gavazoni. Saud então completou. “Gavazoni. (ininteligível) Eu fui lá umas quatro vezes e o Florisvaldo umas três. Até me chamou atenção… Quem não sabe que o Guanabara ajudava vocês… (ininteligível)”.

Beto Richa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a citação nos novos áudios que estão de posse do ministro Edson Fachin, do STF, relator da Lava Jato na Corte. Fachin, no final da tarde desta terça-feira, decidiu por fim ao sigilo que protegia as gravações da JBS.

Já a oposição, cobra explicações do governador que tem em sua cola um pedido de CPI da Operação do Quadro Negro. O deputado estadual Requião Filho (PMDB) ironizou o governador: “Coitadinho, foi mencionado mais uma vez. Nosso governador está envolvido de novo em corrupção. Coitadinho, colocaram dinheiro sujo na mão dele mais uma vez”, comenta.

Veja o trecho da transcrição do áudio:

Saud: Tudo que não precisar tocar no tipo de assunto… A gente preserva todos os nossos… como chama… consumidores… nosso mercado… nós preservamos todos os supermercados… compradores. Todos os nossos compradores. E a gente salva uns quatro ou cinco amigos. Andrea, Durval… Porque de outro jeito, não tem jeito de contar a história sem os caras… Eu acho que pelos mais fortes… (ininteligível) A questão é ter que jogar esses amigos tudo no fogo. Os governador, coitadinhos… Beto Richa… Pegou tudo em dinheiro no (ininteligível)… Foi eu aquele (ininteligível) entregar pro Beto… Beto Richa… Colombo… Fomos eu e o… entregar para o…

Joesley: Gavazoni.

Saud: Gavazoni. (ininteligível) Eu fui lá umas quatro vezes e o Florisvaldo umas três. Até me chamou atenção… Quem não sabe que o Guanabara ajudava vocês… (ininteligível)