Cinemateca exibe Semana de Cinema Sueco

Mostra traz cinco filmes recentes e premiados entre os dias 13 e 17 de setembro, sempre às 19h e com entrada gratuita.





O cinema da Suécia não se restringe a Ingmar Bergman, diretor e autor de obras célebres como “O sétimo selo” e “Persona”. Prova é a mostra Semana de Cinema Sueco, promovida pela Embaixada do país, e que traz para Curitiba obras inéditas no circuito comercial brasileiro. A Cinemateca de Curitiba vai exibir os filmes entre os dias 13 e 17 de setembro, sempre às 19h. A entrada é gratuita.

Com títulos premiados, a mostra tem o papel de apresentar ao público uma cinematografia que é pouco conhecida no Brasil.

Filmes e horários

A garota que salvou a minha vida 
(Flickan som räddade mitt liv)
Direção: Hogir Hirori
(Suécia, 2016, cor, 79’) O documentarista Hogir Hirori volta à sua terra natal para documentar as histórias dos refugiados. Mais de 1.4 milhão de pessoas fogem do terror do Estado Islâmico. Na fronteira entre Iraque e Síria, ele tem a chance de acompanhar um transporte de helicóptero para as montanhas de Shingal, onde centenas estão presos.

Data: 13/09
Horário: 19h

Martha & Niki 
Direção: Tora Mårtens
(Suécia, 2016, cor, 90’) Martha Nabwire e Niki Tsappos integraram a maior competição internacional de street dance em Paris. Foi a primeira vez que duas mulheres foram campeãs mundiais de hip hop. O filme traz um retrato da dupla, do amor delas pela dança e de uma amizade enfrentando dificuldades.

Data: 14/09
Horário: 19h

Um jogo sério 
(Den allvarsamma liken)
Direção: Pernilla August
(Suécia, 2016, cor, 115’) Um jovem casal, o jornalista Arvid Stjärnblom e Lydia Stille, se apaixonam perdidamente. Ambos são atraídos pelo sonho de um amor puro, grande e duradouro. Porém, o sonho exige um sacrifício maior do que eles poderiam imaginar. Uma história de amor apaixonada e ardente.

Data: 15/09
Horário: 19h

Verão eterno 
(Odödliga)
Direção: Andreas Öhman
(Suécia, 2015, cor, 106’) Isak e Em se encontram pela primeira vez numa noite de verão em Estocolmo. Eles deixam tudo para trás e embarcam numa viagem pelas arrebatadoras paisagens do Norte da Suécia. Mas o que começou como uma despreocupada aventura logo é tomada pelo fatalismo.

Data: 16/09
Horário: 19h

Reflexos 
(Speglingar)
Direção: Sara Broos
(Suécia, 2016, cor, 76’) A diretora capta a mãe, Karin Broos, famosa pintora sueca, em uma viagem à Latvia, a fim de diminuir a distância entre elas. Desta experiência nasce um filme intimista e poético que explora os lugares secretos da mente humana e as complexidades do relacionamento entre mãe e filha.
Data: 17/09
Horário: 19h

Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
(41) 3321-3252