Últimos dias para conferir a exposição “Tomie Ohtake: Cor e Corpo”

Mostra com 40 gravuras, cinco pinturas e três esculturas termina dia 10 de setembro.





Esta é o último fim de semana para quem quiser comparecer à exposição “Tomie Ohtake: Cor e Corpo” na CAIXA Cultural, em Curitiba. A mostra, com 40 gravuras, cinco pinturas e três esculturas, vai até domingo, dia 10 de setembro e a entrada é gratuita.

Tomie Ohtake, de origem japonesa e naturalizada brasileira, produziu por mais de 60 anos. Ao longo da carreira, recebeu 28 prêmios, participou de 20 bienais nacionais e internacionais e mais de 120 exposições ao redor do mundo.

A curadoria é de Carolina De Angelis e Paulo Miyada. No recorte que propuseram estão serigrafias, litografias e gravuras em metal, além das pinturas e esculturas. São obras que abrangem diversos períodos da produção da artista, dando a possibilidade para que o público possa entender um pouco da transformação pela qual a obra da artista passou. A dupla explica que os interesses pictóricos de Tomie Ohtake foram constantemente renovados ao longo de sua trajetória profissional. “A artista construiu um vocabulário plástico amplo e complexo. Forma, matéria e cor nunca foram pensadas por ela de modo dissociado, mas alternaram suas ênfases para se potencializar mutuamente”.

Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão, dia 21 de novembro de 1913. Em 1936 chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Com cerca de quarenta anos começou a pintar.

Tomie Ohtake: Cor e Corpo
CAIXA Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba
Até 10 de setembro, das 10h às 20h
Entrada gratuita