Dr. Rosinha: “Cada injustiça cometida contra nós representa uma energia a mais para lutarmos por justiça”. Foto: Leandro Taques

Nesta quarta-feira (13) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento na Justiça Federal, em Curitiba, em mais um processo da Operação Lava Jato. No mesmo dia a capital paranaense receberá a 2ª Jornada de Lutas pela Democracia com atividades culturais e atos políticos em defesa da democracia, em solidariedade ao ex-presidente e em denúncia ao caráter político e fraudulento da Lava jato.

São esperadas caravanas de municípios do interior do Paraná, além de ônibus de militantes e integrantes de movimentos sociais e populares de outros estados. A expectativa, segundo as lideranças do PT, é que cerca de 4 mil pessoas participem da Jornada. Os detalhes da mobilização foram repassados à imprensa nesta terça-feira (12) em coletiva na sede estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

O presidente do PT do Paraná, Dr. Rosinha, respondeu questões sobre a logística da vinda de Lula à Curitiba e sobre denúncias que antecederam o depoimento do ex-presidente. “Cada representação contra o Lula antecede algum ato ou mobilização. Novamente, dois dias antes do depoimento, surge uma denúncia repetitiva e vazia”, disse Rosinha referindo-se a acusação de procuradores federais de que Lula reeditou uma Medida Provisória do Governo FHC com o intuito de beneficiar o setor automobilístico.

Deputado federal na época que a medida foi reeditada, Rosinha classificou a denúncia como “vazia e uma afronta à inteligência e ao parlamento brasileiro”. Para o dirigente partidário, o Ministério Público Federal segue sua estratégia de condenar Lula a qualquer custo. “Já acharam o criminoso, mas ainda estão em busca de um crime”, declarou.

Rosinha falou ainda do depoimento de Antonio Palocci, ao qual compara as denúncias do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. “Para nós, do PT, as denúncias dele [Palocci] tem o mesmo peso do Léo Pinheiro. A questão do Palocci não acrescentou nada de novo, foi usada a mesma tática do Leo Pinheiro, uma repetição de denúncias anteriores que veio em resposta ao sucesso da caravana do Lula (…) o objetivo de tantas denúncias é nos levar a fadiga, ao cansaço, mas não vão conseguir”.

As caravanas, segundo Dr.Rosinha, demonstraram o carinho e o desejo do povo brasileiro para a volta de Lula à presidência com o intuito de barrar as reformas que retiram direitos da classe trabalhadora e contra a destruição do patrimônio público e de setores como a agricultura familiar. “Cada injustiça cometida contra nós representa uma energia a mais para lutarmos por justiça”.

Para concluir, o presidente estadual do PT falou de sua expectativa para o depoimento de Lula na Justiça Federal. “É mais uma acusação sem provas. O Lula tem capacidade política e um corpo jurídico preparado. Quando você é inocente, você não age somente com a razão, mas também com a emoção e sentimento de justiça”.

Confira a programação da 2ª Jornada de Lutas pela Democracia (Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques)

  • 15h – Atividades Culturais
  • 17h30 – Lançamento do Livro “Comentários a uma sentença anunciada – O processo Lula”
  • 18h – Ato público em solidariedade e apoio a Lula