Paraná sedia um dos maiores eventos de incentivo à agroecologia do Brasil

Além da culinária e da feira de produtos da reforma agrária, evento traz oficinas e debates da prática agroecológica




FonteFranciele Petry Schramm - Brasil de Fato

Oficinas e trocas de experiências fazem parte da programação da atividade que acontece há 15 anos. Foto: Leandro Taques

Um dos maiores eventos nacionais de incentivo à agroecologia e ao plantio sem veneno acontece no Paraná entre os dias 20 a 23 de setembro. A décima sexta edição da Jornada de Agroecologia vai ser realizada na cidade de Lapa, a 70 km de Curitiba. São quatro dias de atividades variadas: todas gratuitas e abertas ao público, que deve reunir 3 mil pessoas.

Realizada desde 2002, a Jornada de Agroecologia é um evento anual, promovido por organizações e movimentos sociais do meio rural e urbano. Pesquisadores, estudantes e professores também participam da construção da atividade. Ceres Hadich, que integra a coordenação da Jornada, afirma que o evento é resultado de um processo de construção da agroecologia nas comunidades, assentamentos e territórios tradicionais do Paraná. “Nas jornadas há um encontro das culturas, das diferentes culturas que resistem ao modelo imposto pelo agronegócio, um modelo de agricultura que degrada, que expulsa, que não se relaciona com a natureza e não respeita as demais formas de vida”, explica.

Diversidade

Quem vai à Jornada pode conferir produtos da reforma agrária, na Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular.  Além disso, pode provar o gostinho que vem do campo no espaço ‘Culinária da Terra’. E as noites são regadas a dança e música camponesa e popular do Paraná.

O ‘Memorial de Luta e Resistência’ também deve reunir exposição de fotografias e de objetos que se tornaram símbolos na defesa de uma outra sociedade.

Além de debates relacionados a uma agricultura que respeite trabalhadores, consumidores e meio ambiente, os participantes da Jornada de Agroecologia também podem ter o contato com a prática. Na quinta-feira, intercâmbios e oficinas serão realizadas em comunidades que desenvolvem experiências agroecológicas na região. As temáticas são as mais diversas: desde oficina de bioenergia e biosaúde, até de criação de cabras ou do uso sustentável do bambu.

Homenagem

Neste ano, a Jornada homenageia o trabalhador rural sem-terra Valmir Mota de Oliveira, o Keno, assassinado há dez anos. Ele foi morto em 21 de outubro de 2007 por uma milícia armada, em um esquema organizado pela transnacional Syngenta Seeds e outros grupos ligados ao agronegócio. “O Keno é um companheiro que tombou na luta direta contra os grandes latifundiários”, explica Ceres.

Serviço:

16ª Jornada de Agroecologia

Data: 20 a 23 de setembro

Local: Parque de Exposições e Eventos da Lapa. BR 476 (Rodovia do Xisto) Km 66, Lapa, PR.