PGR pede arquivamento de investigação sobre Zeca Dirceu





O deputado Federal Zeca Dirceu (PT-PR). Foto: Nani Góis/Alep

O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu na última semana, antes do fim do seu mandato, o arquivamento do inquérito da Lava-Jato aberto para investigar o deputado federal, Zeca Dirceu.

Foi o próprio Janot quem pediu a instauração do inquérito em setembro de 2016. A acusação era por lavagem de dinheiro, ação essa, que não foi comprovada.

No Supremo Tribunal Federal (STF), o relator do caso é o ministro Edson Fachim, a quem cabe tomar a decisão do arquivamento. A praxe é referendar o arquivamento quando o pedido parte da PGR. O caso corre em segredo de justiça.

Histórico
Rodrigo Janot pediu a instauração do inquérito em 30 de setembro do ano passado. Em 19 de outubro, o ministro Teori Zavascki autorizou a abertura do inquérito. Teori morreu em janeiro de 2017, sendo substituído por Fachin na relatoria dos processos da Lava-Jato.

“Não tinha nenhum fundamento esse inquérito”, disse o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende o deputado e diversos outros políticos investigados.

Desde o começo da Lava-Jato, Janot já tinha pedido o arquivamento de outros 14 inquéritos da operação. Em 13 já houve decisão nesse sentido.