Governistas negam informações sobre uso de avião da Copel 

O requerimento, apresentado na quarta-feira (20), solicitava ao presidente da estatal, Antonio Sergio Guetter, todas as rotas de voos realizadas entre 2015 e 2017





Foto: Pedro Oliveira/Alep

A bancada governista na Assembleia Legislativa rejeitou hoje (25), por 27 votos a 5, requerimento de pedido de informações da oposição sobre o uso pelo governador Beto Richa (PSDB) e outros membros do Poder Executivo de um avião King Air 350 de propriedade da Copel.

O requerimento, apresentado na quarta-feira (20), solicitava ao presidente da estatal, Antonio Sergio Guetter, todas as rotas de voos realizadas entre 2015 e 2017, com dias, horários e locais de decolagens, além dos passageiros e tripulantes dos voos. A oposição questionou também se a Copel recebeu pagamentos por eventuais transportes de terceiros em voos da aeronave, bem como se existe algum instrumento jurídico, como termo de parceira, para que o Poder Executivo utilize o equipamento.

A compra da aeronave pela Copel foi questionada pela oposição em 2012 por suspeitas de que a aquisição foi feita, na realidade, para atender o governador. Antes mesmo da compra, a Copel realizou um termo de compartilhamento do avião com o Poder Executivo. Na época, contudo, a empresa justificou a aquisição afirmando que a aeronave seria utilizada para o transporte de profissionais da construção da usina de Colíder, no Mato Grosso.

Segundo o líder da oposição, deputado Tadeu Veneri, “é preciso saber se, de fato, a aeronave cumpriu o papel dela ou se foi utilizada para turismo por pessoas do governo, ou mesmo cidadãos que nem são do governo. Nossa função é mostrar para a opinião pública onde está indo o dinheiro do contribuinte, por isso vamos recorrer à Lei de Acesso à Informação para obter as informações que estão sendo rejeitadas”.