Espetáculo apresenta cultura caiçara à capital

Com texto e direção de Mariana Zanette, Aorélio Domingues utiliza teatro de bonecos para contar a história do folclore e costumes do litoral





Foto: Líli Sarraff/Divulgação

As “Lendas do Mar de Lá” vão ocupar o Centro Cultural Boqueirão a partir de sábado dia 30 de setembro. A peça, que tem autoria e direção de Mariana Zanette, nasceu como fruto de pesquisa conjunta com os membros do coletivo da Associação Mandicuera, sediada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá.

O espetáculo conta histórias e lendas da cultura do litoral paranaense através de causos contados pelo violeiro, rabequista e mestre da cultura caiçara Aorélio Domingues, que também assina os cenários. No acompanhamento musical e manipulação dos bonecos está Ruddy Rojas.

A Associação Mandicuera trabalha com a revitalização da cultura caiçara, percorrendo seus sotaques, ritmos, danças e histórias. Segundo Mariana Zanette, “é importante falar da nossa aldeia, mostrar nossas raízes, fazer com que as pessoas tenham conhecimento da nossa identidade e história. Nossa comunidade tem lendas, sotaque, tem muita coisa que ainda não foi revelada. Particularmente, não usamos muito a palavra resgate e sim preservação e salvaguarda”.

O público poderá conferir as narrativas sobre a criação do barreado, do carnaval no litoral, da padroeira de Paranaguá, entre outras. Sobre o formato escolhido para a encenação, “é a segunda vez que coloco bonecos em um espetáculo meu para auxiliar a contação de causos. Os bonecos fazem parte da cultura popular. Usamos muito no boi de mamão. Quando a Angela Meschino (produtora do espetáculo) me propôs que eu fizesse algo sobre contação de causos, eu tive a ideia das ‘Lendas do Mar de Lá’, com o Aorélio, que é um ótimo contador de histórias da região, na condição de protagonista”, revela Mariana.

Voltada para o público infantil, mas interessante a todas as idades, a peça tem ainda direção musical de Ary Giordani, que também foi o produtor do álbum “Amanhece – Fandango Pancada”, que Aorélio Domingues lançou em agosto deste ano. Mariana Zanette explica a idéia de levar o espetáculo a um bairro da periferia da capital: “vamos apresentar em Curitiba, pois é um espetáculo realizado com recursos do Mecenato Municipal, mas pretendemos levá-lo a todo litoral e a diversas cidades, ainda”.

A encenação é realizada através de marionetes com vara, em cenário que remonta a um antigo teatro, casario antigo do período colonial e casario de pescadores. A equipe de criação conta com Líli Sarraff na criação de bonecos, TriAlmeida nos figurinos, Fábia Regina na iluminação, Marcelino de Miranda na maquiagem, Angela Meschino e Caue Matias na produção. O Centro Cultural Boqueirão é parceiro do espetáculo, através da MRG Produções, que já conta 15 anos produzindo cultura para crianças. A realização do projeto é da Spot Cultura & Entretenimento.

 

Lendas do Mar de Lá
Centro Cultural Boqueirão (Rua José Guercheski, 299)
De 30 de setembro a 29 de outubro, sábados e domingos, às 16 horas.
R$10 e R$5