Diretores e curadores de instituições culturais assinam carta em repúdio à onda conservadora e à censura

Documento alega que há ação orquestrada contra as artes e acusa promotores de falsas alegações.





Travesti de lambada e deusa das águas, de Bia Leite, 2013. Foto: Reprodução.

Diretores e curadores de dezenas de instituições culturais do país assinaram, terça-feira, dia 3 de outubro, uma carta aberta em repúdio ao eventos conservadores que têm assolado as artes no Brasil. O documento aponta as ações como eventos orquestrados, além de acusá-los de se basearem em falsas alegações.

A carta se refere, entre outras polêmicas, ao fechamento da exposição “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, pelo Santander Cultural no Rio Grande do Sul; às manifestações de ódio contra a performance do coreógrafo Wagner Schwartz realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; e à liminar que proibiu à apresentação da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, na cidade de Jundiaí.

Segundo o documento, “limitar e impedir artistas, curadores e instituições é uma clara política de retrocesso face ao processo histórico que implantou um estado democrático de direito no Brasil”.

Entretanto, não é o que pensam algumas das mais importantes lideranças políticas do país. Surfando na onda reacionária, tanto o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), quando o do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), lançaram vídeos contra eventos culturais em suas cidades. Doria criticou a performance realizada no MAM e Crivella stenciou em tom de deboche que a mostra “Queermuseu…” não iria para a cidade. O Museu de Arte do Rio (MAR) havia anunciado que tinha a intenção de exibi-la. Na última terça-feira, o MAR lamentou estar impedido de fazer a exposição como havia anteriormente dito. A Prefeitura do Rio é a principal patrocinadora da instituição.

Carta pública de diretores, curadores e profissionais dos museus e das instituições culturais brasileiras.

Curadores e diretores de museus e instituições culturais brasileiras, em consonância com os princípios constitucionais de direito à diversidade, à liberdade de expressão e à prática democrática da cidadania, vêm em conjunto manifestar o mais absoluto repúdio pelas ações orquestradas contra espaços institucionais de arte, assim como a toda e qualquer tentativa de cercear, constranger, desqualificar ou proibir as legítimas atividades artísticas que se desenvolvem no Brasil, construídas responsavelmente pelas instituições culturais.

São notoriamente falsas as alegações de incitação à pedofilia e de apologia ao sexo nas obras ou nas exposições que têm sido objeto dessas ações.

Porque lidam com o universo do simbólico, do imaginário e do discurso, as práticas artísticas e culturais são fundamentais para o presente e para o futuro de sociedades calcadas na diversidade, no respeito e na educação. Limitar e impedir artistas, curadores e instituições é uma clara política de retrocesso face ao processo histórico que implantou um estado democrático de direito no Brasil.

Como bem definiu Mário Pedrosa, a arte “é o exercício experimental da liberdade” e é dentro de sua prática que resistiremos a esse trágico e obscuro momento no que se refere ao respeito mútuo e à garantia da liberdade de expressão.

Adriano Pedrosa, diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP – São Paulo

Agnaldo Farias, curador geral do Museu Oscar Niemeyer, MON – Curitiba

Ana Pato, curadora do 20o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – São Paulo

Ana Paula Cavalcanti Simioni, docente e pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, IEB-USP – São Paulo

Ângela Mascelani, curadora do Museu Casa do Pontal – Rio de Janeiro

Antônio Grassi, diretor executivo de INHOTIM, Brumadinho – Minas Gerais

Áurea Vieira, gerente de relações internacionais do Sesc São Paulo – São Paulo

Beatriz Lemos, curadora do 20o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – São Paulo

Benjamin Seroussi, diretor executivo da Casa do Povo – São Paulo

Bernardo de Souza, diretor do Museu Iberê Camargo – Porto Alegre

Beth da Matta, diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, MAMAM – Recife

Bitu Cassundé, curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, MAC-CE – Fortaleza

Carlos Alberto Gouvêa Chateaubriand, presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ – Rio de Janeiro

Carlos Barmak, coordenador educativo do Museu da Casa Brasileira – São Paulo

Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon/Museu de Arte do Rio – MAR – Rio de Janeiro

Carlos Roberto Brandão, diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, MAC-USP – São Paulo

Carolina Vieira, coordenadora do Programa de Formação Básica de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes – Fortaleza

Cauê Alves, curador do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia – MuBE – São Paulo
Clarissa Diniz, curadora do Museu de Arte do Rio, MAR – Rio de Janeiro

Cláudia Saldanha, diretora do Centro Cultural Paço Imperial – Rio de Janeiro

Cristina Freire, docente e curadora Museu de Arte Contemporânea da USP, MAC-USP – São Paulo

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo – São Paulo

Denise Grinspum, coordenadora da área de educação do Instituto Moreira Salles, IMS – Rio de Janeiro e São Paulo

Diego Matos, curador do 20o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – São Paulo
Eliana Souza Silva, Centro de Artes da Maré – Rio de Janeiro

Emanoel Araújo, diretor curador do Museu Afro Brasil, São Paulo – São Paulo

Ennio Candotti, diretor geral do Museu da Amazônia, Musa – Rio de Janeiro

Evandro Salles, diretor cultural do Museu de Arte do Rio, MAR – Rio de Janeiro

Fernanda Lopes, curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ – Rio de Janeiro

Fernando Cocchiarale, curador de artes visuais do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ – Rio de Janeiro

Flávio Pinheiro, superintendente-executivo do Instituto Moreira Salles, IMS – Rio de Janeiro e São Paulo

Gabriel Bogosian, curador adjunto do Galpão Videobrasil – São Paulo Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33a Bienal de São Paulo – São Paulo

Gaudêncio Fidélis, curador de Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira – Porto Alegre

Hugo Sukman, curador da nova sede do Museu da Imagem e do Som, MIS-RJ – Rio de Janeiro

Janaina Melo, gerente de educação do Museu de Arte do Rio, MAR – Rio de Janeiro

João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente da Fundação Bienal e do Instituto Figueiredo Ferraz – São Paulo

João Laia, curador do 20o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – São Paulo

Jorge Schwartz, diretor do Museu Lasar Segall / Ibram / MinC – São Paulo

Josué Mattos, curador do Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis

Juliana Braga de Mattos, gerente de artes visuais do Sesc São Paulo – São Paulo

Júlio Martins, curador residente do Museu de Arte do Espírito Santo, MAES – Vitória

Justo Werlang, diretor Presidente da Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre

Lenora Pedroso, diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, MAC-PR – Curitiba

Lidia Goldenstein, vice-presidente da Fundação Bienal – São Paulo

Lisette Lagnado, curadora de ensino e programas públicos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro

Lucas Pessôa, diretor financeiro e de operações, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP – São Paulo

Luciana Guimarães, superintendente da Fundação Bienal São Paulo – São Paulo

Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Luiz Camillo Osório, curador do 35º Panorama da Arte Brasileira – Brasil por Multiplicação

Luiz Pizarro, curador de educação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ – Rio de Janeiro

Luiza Mello, Galpão Bela Maré – Rio de Janeiro Marcello Dantas, curador Japan House – São Paulo

Marcelo Campos, curador associado do Museu de Arte do Rio – MAR e diretor do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ – Rio de Janeiro

Marcelo Velloso, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC- Niterói

Marcio Doctors, curador da Casa Museu Eva Klabin, CMEK – Rio de Janeiro

Marisa Mokarzel, conselheira curatorial do Museu da Universidade Federal do Pará, MUFPA – Belém

Milene Chiovatto, presidente do Comitê de Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus, CECA/ICOM

Moacir dos Anjos, pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ – Recife

Orlando Maneschy, curador etc da coleção Amazoniana de arte da UFPA – Belém

Pablo León de La Barra, curador-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC-Niterói

Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do MAR – Fortaleza Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake – São Paulo

Priscila Arantes, diretora Artística e curadora do Paço das Artes – São Paulo

Raphael Fonseca, curador do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC-Niterói

Raquel Fernandes, diretora do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, MBRAC – Rio de Janeiro

Renan Andrade, diretor do Museu de Arte do Espírito Santo – MAES – Vitória

Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake – São Paulo

Ricardo Resende, curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, MBRAC – Rio de Janeiro

Solange Farkas, diretora e curadora da Associação Cultural Videobrasil|Galpão VB – São Paulo

Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República – Brasília Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais – CEAVFunarte

Zivé Giudice, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia – Salvador