Festival dedicado ao cinema de super 8mm chega a sua 13ª edição

Curta 8 tem sessões de quinta-feira, 5 de outubro, até domingo. Evento traz 74 filmes, mostras competitivas, paralelas, homenagens e lançamento de livro. Tudo gratuito.





Foto: Um dos filmes da mostra/Divulgação.

O cinema de super 8mm volta à tela da CAIXA Cultural de Curitiba. Desta quinta-feira (5 de outubro) até domingo acontece a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8, o Curta 8. Serão exibidos 74 filmes vindos de oito países, além de três mostras paralelas, com obras do Brasil e da Argentina. Todas as sessões têm entrada gratuita.

O filme de abertura, “O Mágico e O Besouro”, de Hugo Mengarelli, terá exibição às 18h30. Argentino radicado em Curitiba, há décadas ele contribui para a formação de artistas locais. Por sua trajetória, Mengarelli receberá o Troféu Leandro Bossy Schip – criado em homenagem à memória do idealizador do Curta 8, falecido em 2016.

O Curta 8 também homenageia os irmãos Wagner: Ingrid Marie, Elizabeth Elze, Rosane Edith e Helmuth Jr. (Muti). Eles são filhos do consagrado fotógrafo Helmuth Erich Wagner e da desenhista Edith Pitz Wagner. Os irmãos são autodidatas que iniciaram no cinema na bitola super 8, em 1976, apresentando seus primeiros filmes na Cinemateca de Curitiba. Entre outros, produziram “Ensaios”, “Metamorfose”, “A cidade dos executivos”, “Pudim de morango” e “Foi pena q…”, filmes que serão exibidos no Curta 8.

Mostra Ernesto Baca

Nascido em Florêncio Varela, na Argentina, em novembro de 1969, Ernesto Baca terminou seus estudos de Produção de Filmes e Vídeo no CIEVYC, em 1997. Filmou inúmeros curtas experimentais, tornando-se um dos expoentes na América Latina. Residindo hoje no México, onde continua realizando seus experimentos fílmicos, Baca já foi jurado em uma das mostras do festival suíço Vision du Reel, mesmo posto que ocupará no Curta 8. Ele filmou o longa “Música para astronautas” em Super 8 e também participou do festival Punto de Vista, na Espanha.

Filmes em Tomada Única

Outra atração do festival são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores, assistem aos filmes pela primeira vez, com trilha executada ao vivo durante a projeção.

A maioria das películas em Tomada Única é fruto da oficina gratuita organizada pelo Curta 8, que antecede o evento. Este ano, são 17 filmes produzidos a partir do encontro, além de outros nove de realizadores independentes.

Como já é tradicional, o evento promove o dia “Dia do Filme Caseiro” (Home Movie Day), onde o público pode trazer seus rolinhos de casa para serem projetados em sessão especial comentada.

Lançamento de livro

Durante o festival haverá o lançamento do dicionário “Super 8 no Brasil: Um Sonho de Cinema”, de Antônio Leão Neto. O livro contém uma extensa relação de filmes, realizadores e biografias. No total, estão listados 5.519 filmes, 3.770 realizadores e 952 biografias.

O Curta 8 foi criado em 2005. Atualmente é uma das maiores iniciativas voltados ao super 8mm no Brasil, e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola nas Américas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de outubro – Quinta-feira

18h30 – Abertura – Filmes de Hugo Mengarelli

20h30 – Mostra de Filmes Finalizados em Digital

Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes

Mostra de Filmes em Tomada Única – Oficina /PR

Mostra em Tomada Única – Clipes

21h30 – Debate Mostras Competitivas

Dia 6 de outubro – Sexta-feira

18h30 – Mostra Ivan Cordeiro

20h30 – Mostra de Filmes Finalizados em Digital

Mostra de Filmes Finalizados em Película

Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes

Mostra de Filmes em Tomada Única – Oficina /PR

21h30 – Debate Mostras Competitivas

Dia 7 de outubro – Sábado

17h – Lançamento do Livro – “Super 8 no Brasil: Um sonho de Cinema”, de Antônio Leão.

18h30 – Mostra Irmã(o)s Wagner

20h30 – Mostra de Filmes Finalizados em Digital

Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes

Tomada Única – Oficina/PR

Mostra de Filmes Finalizados em Película

Mostra de Filmes emTomada Única Clipes

21h30 – Debate Mostras Competitivas

Dia 8 de outubro – Domingo

16h – Dia Do Filme Caseiro – com Lucas Vega e Eugenia Castello

18h30 – Mostra Ernesto Baca

20h30 – Cerimônia de Encerramento e Premiação

Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
CAIXA Cultural Curitiba, na rua Conselheiro Laurindo, 280
Quinta a sábado, sessões às 18h30 e 20h30; domingo, sessões às 16h, 18h30 e 20h30 Entrada gratuita com distribuição dos ingressos uma hora antes da primeira sessão
Mais informações: curta8.com.br