Cinedebate discute violência contra mulheres

Filme de curitibana destacou-se na 50ª edição Festival de Brasília do Cinema Nacional




FonteCarolina Goetten - Brasil de Fato

Divulgação

“Tentei”, dirigido por Laís Melo e construído por uma equipe encabeçada por mulheres, ganhou três prêmios da mostra competitiva de curtas nacionais: Melhor Filme; Melhor Fotografia, pelo trabalho de Renata Correa; e Melhor Atriz, pela atuação de Patricia Saravy.

O curta foi um dos 12 selecionados entre 608 produções inscritas para competir no festival.

Em “Tentei”, a história se volta à denúncia de uma realidade vivida por muitas mulheres. A protagonista, Glória, tenta confrontar uma relação abusiva, na qual é cotidianamente violentada pelo marido. “No cinema, minha intenção desde esses lugares de privilégios que acesso, de mulher cis e branca e que tem conseguido fazer arte, apesar das tantas dificuldades, é criar espaços de escuta e voz às mulheres da classe trabalhadora, periféricas, negras, lésbicas, bissexuais, transexuais, do campo, indígenas… mas acima, criar estratégias de ‘fazer com’, repensando os modos de produção”, declara a diretora, Laís Melo.

Pela relevância do tema, a #partidaFeminista Curitiba vai realizar um cinedebate com a exibição de Tentei.

Participarão do debate a diretora Laís Melo, a atriz premiada Patrícia Saravy e a jornalista e estudante de Direito Vanessa Fogaça Prateano, fundadora do Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta e pesquisadora de violência contra a mulher no Núcleo de Criminologia e Política Criminal do curso de pós-graduação em Direito da UFPR.

Programe-se
Cinedebate do filme “Tentei”
20 de outubro
19 horas
Estúdio Delírio
Entrada franca