Gibiteca de Curitiba terá programação de aniversário de 35 anos

Criada em 1982, espaço reúne 25 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos





Foto: Cido Marques/Fundação Cultural de Curitiba

A Gibiteca de Curitiba terá programação especial nos dias 20 e 21 de outubro em celebração aos seus 35 anos. As atividades contarão com lançamentos de livros, workshops, palestras, bate papos, jogos, oficinas e exposições de quadrinhos. O evento ainda inclui quatro mostras com produção de quadrinhos da capital paranaense.

Criada em 1982, a Gibiteca reúne ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes e amantes dos quadrinhos. O local dispõe de mais de 25 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos.

A Gibiteca está localizada no Centro Cultural Solar do Barão, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro. A entrada é gratuita. Confira abaixo a programação de aniversário.

20/10 | Sexta-feira

19h – Lançamento do Livro: “A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba” de Fulvio Pacheco – Editora Estronho.

19h – Abertura da exposição “Traços Curitibanos 2 – com a retrospectiva dos 35 anos da Gibiteca de Curitiba” na Sala Muller.

19h – Abertura da Exposição: “Retrospectiva da Bienal de Quadrinhos” na Sala Noviski.

19h – Abertura da Exposição: “Marcatti 40”, organizada pela Ugra Press, que comemorando os do mais importante quadrinista independente e underground brasileiro, reúne quarenta interpretações feitas por quadrinistas nacionais, indicativa para maiores de 14 anos

19h – Abertura da Exposição: “Imágicas – os livros encantados de Luiz Antonio Aguiar e Márcia Széliga” na Sala Cretã.

19h – Premiação do concurso de Ilustrações JEDICON.

19h – Lançamento do Artbook da Geek City comemorativo do aniversário da Gibiteca.

21/10 | Sábado

14 às 18h – JOGARTA na Gibiteca de Curitiba – Na sala multiuso do Solar do Barão.

14h – Oficina de texto e ilustração com o escritor Luiz Antonio Aguiar e a ilustradora Márcia Széliga

17h – Bate-papo com o quadrinista Marcatti, o escritor Luiz Antonio Aguiar e a ilustradora Márcia Széliga “O Processo de Criação”, e posteriormente sessão de autógrafos com os autores”.

19hs – Lançamento Coletivo de Revistas em Quadrinhos como: “Planta” de Gustavo Ravaglio, “Nephilimaggadoth” de Alvarez Caetano, “Silence” de Marcio Garcia, “Armas Vivas & Extragenes #3” de Idov Cassol e as demais Hqs lançadas em 2017.