Mauri König lança livro sobre reportagens investigativas

Profissional é um dos mais premiados da imprensa brasileira





Livro é lançado neste sábado

Reunindo em um único livro suas melhores reportagens, o jornalista paranaense Mauri König lança, neste dia 21, o livro “Nos bastidores do mundo invisível”. A obra conta com 18 reportagens da trajetória do “terceiro jornalista mais premiado do Brasil”, segundo a revista digital Jornalistas&Cia.

As reportagens foram publicadas em grandes veículos de comunicação do país no período de 2000 a 2016. Reconhecidas por diferentes organizações que premiaram König pelos trabalhos que se apresentam neste livro, “a coletânea representa a crença em um jornalismo comprometido com o interesse público, com a ética profissional e com o futuro do Brasil”, diz o autor.

Um diferencial em relação às publicações anteriores originais é que o livro traz, para cada reportagem, a narrativa sobre os bastidores da produção. São textos que explicam todo o processo de produção, incluindo planejamento, desafios, negociações, repercussões e detalhes do trabalho.

Mauri König tem 51 anos. É formado em Letras e Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Literário. Ele acumula 38 prêmios em 27 anos de carreira. Foto: Divulgação/Editora Cursiva

A coletânea dá conta de expressar o papel fundamental do jornalismo de vigilante do interesse público. As reportagens foram reunidas por grandes temas como corrupção e criminalidade institucional, direitos humanos, crimes contra infância, crimes ambientais e grandes personagens. Nesse sentido, “Nos bastidores do mundo invisível” é também uma importante referência para estudantes e profissionais ou, ainda, para aqueles que acreditam no jornalismo como um instrumento de transformações para o bem comum.

Prefácio
O livro conta ainda com o prefácio de Marcelo Canellas, repórter especial da TV Globo, também reconhecido pela qualidade do trabalho jornalístico. “A revelação da estratégia para botar de pé cada uma das pautas, contando a história da história de cada matéria, aumenta ainda mais o encantamento do leitor diante do repertório de recursos de um dos mais brilhantes e talentosos repórteres em atividade neste país”, diz ele em um trecho.

Informações do lançamento
Data: 21 de outubro de 2017
Horário: 19 horas
Local: Solar do Rosário (rua Duque de Caxias, 4 – Largo da Ordem, Curitiba-PR)
Entrada franca
Preço: R$ 65,00