Prefeitura pretende realizar fusão de Escola e CMEI sem comunicar previamente pais e comunidade do Portão





A Secretaria Municipal de Educação, sem qualquer comunicação ou consulta aos pais, está promovendo uma fusão do CMEI Nice Braga com a Escola Municipal Maria Nicolas, de Ensino Fundamental, ambas localizadas no bairro Portão. A ação está acontecendo porque, de acordo com informações do Núcleo Regional de Educação do Portão, os proprietários do imóvel onde está hoje a Escola Maria Nicolas não quiseram renovar contrato de locação porque a Prefeitura não realiza o pagamento há anos. Para resolver o impasse, o Executivo resolveu unir a Escola ao CMEI, visto que A Creche Nice Braga teria “espaços ociosos” que poderiam abrigar cerca de 300 alunos da Escola Maria Nicolas.

Independente da solução que se pense, o que causa espanto aos pais é que este projeto não foi comunicado a eles e elas, nem à comunidade. Já há, também, informações de que o estacionamento da Escola será ocupado por materiais de construção para a reforma, para a execução da fusão, muito em breve. Esta medida da Prefeitura é impositiva e unilateral, além de não primar pelo respeito e transparência aos alunos e alunas da Escola e do CMEI, aos pais, aos cidadãos e cidadãs. A grande preocupação é: como comportar todos e todas, neste mesmo espaço, sem perda de qualidade? Mais. A diferença nos níveis de ensino. Como unir crianças do CMEI aos estudantes da Escola de 1ª ao 5ª anos?

Sendo assim, foi convocada uma reunião dos pais destes alunos, na quinta-feira (26), às 8h, no CMEI Nice Braga, para que haja uma mobilização em prol de impedir esta medida silenciosa e ditatorial. Pede-se para que a imprensa esteja presente para noticiar a ação da Prefeitura e auxiliar estes alunos, alunas, pais, professores e professoras numa solução conciliatória e democrática.

Para mais informações, entrar em contato com Carolina Marzall, pelo telefone 99197-7566, ou Roberta, 98864-5055. Ambas são mães de alunos e estão participando da mobilização.