Festivais de documentários e teatro infantil marcam o fim de semana

Programação do fim de semana inclui cinema, teatro infantil, ópera e exposição.





Cena do filme "327 cadernos", de Andrés Di Tella. Foto: Divulgação.

O final de semana tá chegando e com ele o já tradicional guia de programação. Destaque absoluto para o Festival Internacional do Documentário Estudantil. Tem também festival de teatro infantil, ópera e mais. Acompanhe.

CINEMA
Cinema documental
Documentários de quinze países integram a programação do Festival Internacional do Documentário Estudantil, o FIDÉ, que está em cartaz na Cinemateca de Curitiba até o próximo domingo, 29/10. A sessão de abertura acontece nesta sexta-feira, 27/10, às 19h30, com o filme “327 cadernos”, do renomado argentino Andrés Di Tella. O festival também trará ao público, além das produções estudantis, cerca de sessenta documentários de curtíssima duração, restaurados, dos irmãos Lumière. Toda a programação é gratuita. Veja matéria com informações detalhadas aqui no Porém.net.

LITERATURA

Festa Literária
A Biblioteca Pública do Paraná realiza até o próximo sábado sua primeira Festa Literária (Flibi). O evento conta com a presença de mais de 20 escritores que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Nesta sexta-feira tem exibição da peça “A serenata”, montagem realizada a partir do legado de Manoel Carlos Karam (1947-2007), autor homenageado nesta primeira edição da Flibi. A encenação, com Michelle Pucci e Marc Olaf, tem início às 19h30 no hall térreo da Biblioteca. A entrada é franca.

MÚSICA

Chiquinha Gonzaga aos 29 anos.

Festival de Ópera
O III Festival de Ópera do Paraná continua com exibições em diversos palcos. Neste fim de semana, destaque para “Festa de São João“, de Chiquinha Gonzaga, sábado, às 20h, no Guairinha. Entrada gratuita. Veja matéria completa aqui no Porém.net.

ARTES PLÁSTICAS
Farnese de Andrade
A CAIXA Cultural sedia até 19 de novembro a exposição “Farnese de Andrade – Arqueologia Existencial”. A mostra reúne obras que abarcam três décadas da produção do artista, conhecido por uma linguagem única e obsessiva. Farnese é um dos mais valorizados artistas brasileiros e tem obras nas maiores coleções particulares e museus do Brasil e do mundo. Entrada gratuita.

TEATRO
Festival de Teatro Estudantil
Com a participação de 11 instituições de ensino em quatro dias de apresentações, o Teatro Zé Maria recebe até a próxima segunda-feira a segunda edição do Festival de Teatro Estudantil. São mais de quinze espetáculos, incluindo textos de Shakespeare, Ariano Suassuana, Molière e Saint-Exupéry. Apresentações a partir das 19h com ingressos a R$ 9,00. Programação completa no festivalteatroestudantil.site.com.br.