FIDÉ exibe documentários de diversos países

Cinemateca de Curitiba sedia Festival Internacional do Documentário Estudantil. Abertura conta com filme inédito do argentino Andrés Di Tella.





Cena do filme "327 cadernos", de Andrés Di Tella. Foto: Divulgação.

A temporada de festivais está aberta. Começa nesta sexta-feira, 27/10, um dos tantos festivais que disputam espaço nos últimos meses do ano. Trata-se da quarta edição curitibana do FIDÉ, o Festival Internacional do Documentário Estudantil. O evento cinematográfico tem origem na França, onde acontece desde 2008. O FIDÉ vai até domingo na Cinemateca de Curitiba com todas as sessões gratuitas.

Na próxima terça-feira, dia 31/10, tem início o Colors, festival de cinema voltado para a temática LGBTQ, com exibições no Cine Guarani e na Cinemateca. Depois, de 9 a 19 de novembro, é a vez do Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, que tará mais de cem filmes às telas do Espaço Itaú de Cinema, Cine Guarani, Cinemateca e Sesc Paço da Liberdade.

O Fidé terá a sessão de abertura às 19h30 com exibição do filme “327 cadernos”, do argentino Andrés Di Tella. Ele é um dos mais importantes documentaristas da atualidade. O filme se concentra sobre manuscritos do escritor Ricardo Piglia, que por toda a vida manteve o hábito de escrever diários. Em “327 cadernos”, Di Tella acompanha a busca de Piglia pela organização de todo esse manancial de memórias pessoais. Dessa forma-se, o filme conta a história do autor e de cinqüenta anos da própria Argentina.

Adrés Di Tella estará presente para debate após a sessão. A conversa contará ainda com a presentaça da documentarista Larissa Figueiredo, de “O Touro” e Heloisa Passos, do recente “Construindo Pontes”.

Ao todo, serão exibidos 28 documentários de quinze países, como Inglaterra, Portugal, Hungria, Argentina, Israel, Polônia e Senegal. Com exceção do filme de abertura e de uma sessão retrospectiva dos irmãos Lumière, que exibe documentários em cópia remasterizada dos inventores do cinematógrafo, toda a produção presente no FIDÉ são de estudantes.

A sessão dedica aos irmãos Lumière sessenta filmes de curtíssima duração e será seguida de debate com membros do Coletivo Atalante e do FIDÉ Brasil.

FIDÉ Brasil – Festival Internacional do Documentário Estudantil
De 27 a 29 de outubro
Na Cinemateca de Curitiba, rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174
(41) 3321-3310
Entrada franca

Programação completa: fidebrasil.com