10 documentários para debater o racismo





Da legalização da escravidão em portaria do governo Michel Temer a casos explícitos de preconceito racial como a realizada pelo jornalista da Globo, Willian Wack, uma nova onda de racismo cresce no Brasil. Não bastasse isso, os negros continuam sendo as principais vítimas dos conflitos da sociedade. A cada 23 minutos, um negro é assassinado no Brasil. De acordo com a Agência Brasil, a média é de4.290 óbitos por ano. Segundo o Mapa da Violência, um rapaz negro tem até 12 vezes mais chance de ser assassinado em relação a um branco. Em comum nesses homicídios, está a presença do racismo, explica a Organização das Nações Unidas (ONU).

Esses números não apontam, por outro lado, a resistência e o combate ao racismo que é feito na sociedade. Um desses focos de resistência é o site nacoesunidas.org/vidasnegras. Nesse site da ONU, a campanha chama “a atenção de governos, parlamentos, tribunais, organizações e da sociedade para o problema da violência contra essa parcela que já representa 54% dos brasileiros. De acordo com dados da ONU, enquanto nesse grupo a taxa de homicídios cresceu 18% de 2005 a 2015, com relação aos demais brasileiros, ela caiu 12%”, informa a Agência Brasil.

O Porém também traz aos seus leitores uma lista com 10 vídeos que podem ser vistos gratuitamente. A ideia é oferecer argumentos para debater a discriminação e a violência no país.

1) Menino 23

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Trailer https://www.youtube.com/watch?v=4wmraawmw38

Filme

2) Chacinas nas periferias
Documentário trata do assassinato de jovens e chacinas cometidas pelo poder público
https://www.youtube.com/watch?v=53rQggrAouI

3) The Colour of Money – A História do Racismo e do Escravismo
A “História do Racismo” é um documentário produzido e realizado pela BBC que aborda o legado deixado pelo racismo e pelo escravismo ao longo dos séculos.

4) Raça Humana
Documentário ouve alunos — cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados e partidos políticos sobre a política adotada na Universidade de Brasília (UnB).
https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo

5) O negro no Brasil
O Caminhos da Reportagem discute a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito.

6) Ninguém nasce assim
Documentário realizado por jovens no final de 2014 discute se o “racismo é algo que nasce com o ser humano ou é uma construção histórico-social”. A ideia do vídeo nasceu a partir de um fato de discriminação racial ocorrido no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II , no Rio de Janeiro.
https://www.youtube.com/watch?v=6H_xfUCLWBY

7) O negro na formação da sociedade brasileira
Em memória a Semana da Consciência Negra, o Brasilianas.org discute o negro no Brasil. O programa celebra a cultura negra no país e faz um balanço da contribuição do negro na formação da sociedade brasileira.

8) Vidas de Carolina
O vídeo conta a história de duas mulheres que sobrevivem da coleta de resíduos recicláveis. O documentário foi inspirado na vida da inusitada catadora de lixo e escritora da década de 40 Carolina Maria de Jesus.

https://www.youtube.com/watch?v=AkeYwVc2JL0

9) A realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas
Parte da série jornalística “Trabalho doméstico, Trabalho decente”, este especial da ONU Brasil retrata a realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai na busca por direitos, respeito e dignidade.
https://www.youtube.com/watch?v=s4UsjpFg2Vg

10) Sua cor bate na minha
Este documentário foi gravado nas terras da Invernada dos Negros, primeiro quilombo catarinense, localizado no município de Campos Novos. Remanescentes do quilombo, descendentes de escravos, falam sobre a divisão injusta das terras da Invernada, que privilegiou os fazendeiros do local.