Paraná realiza 2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário




FonteAss. Sindarspen

Foto: Joka Madruga/Sindarspen
As nove cidades do Paraná onde existem unidades penais receberão, nos dias 28, 29 e 30/11, a 2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário. O objetivo é alertar para a necessidade de cuidados que os agentes precisam ter com a saúde.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a atividade penitenciária é a segunda mais perigosa do mundo. Uma periculosidade que eleva os níveis de estresse e a propensão ao adoecimento em decorrência da profissão.
O evento vai acontecer em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e na Região Metropolitana de Curitiba. Serão montadas tendas para atendimento aos servidores em nove unidades penais, que concentrarão os serviços em cada uma das cidades.
Os temas abordados e os serviços ofertados durante a atividade serão sobre saúde mental, tabagismo, tuberculose, hipertensão, saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal, entre outros.
O evento é realizado numa parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN), o Departamento Penitenciário (DEPEN-PR) e a Secretaria de Estado de Saúde (SESA), com apoio das Secretarias Municipais de Saúde. A ação faz parte das celebrações pelo Dia do Agente Penitenciário, comemorado em 13/11.
Saúde dos agentes penitenciários – Uma pesquisa realizada pelo SINDARSPEN com mais de mil agentes em todo o estado revelou que 46% da categoria possui o diagnóstico de alguma doença. Os problemas com maior incidência são pressão alta, depressão, ansiedade, estresse e insônia. Quanto ao uso de medicamentos, 48% dos agentes admitem tomar medicamentos com regularidade, dos quais 82% fazem uso de remédio para transtornos de origem psicossocial.
A pesquisa resultou na publicação Operários do Cárcere, lançada no ano passado e está disponível no link: http://www.sindarspen.org.br/arquivos/download/revista_cientifica_2016-11.pdf

SERVIÇO

2ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário.
28, 29, 30/11.

Locais

Cascavel – Penitenciária Industrial de Cascavel

Cruzeiro do Oeste – Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste
Foz do Iguaçu – Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I
Francisco Beltrão – Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão
Guarapuava – Penitenciária Industrial de Guarapuava
Londrina – Penitenciária Estadual de Londrina I
Maringá – Colônia Penal Industrial de Maringá
Ponta Grossa – Penitenciária Estadual de Ponta Grossa
Região Metropolitana de Curitiba – Penitenciária Estadual de Piraquara I