Evento marcará os 20 anos da BioNatur na produção de sementes agroecológicas

O evento terá a participação do coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile e da engenheira agrônoma Ângela Cordeiro, além de amigos, autoridades e lideranças locais e regionais




FonteSul 21

A Rede BioNatur foi fundada em 1997 por 12 famílias assentadas em Candiota e Hulha Negra. Foto: Divulgação/Bionatur

Pioneira na produção de sementes agroecológicas no Brasil e na América Latina, a Rede de Sementes Agroecológicas BioNatur, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), completou em janeiro deste ano 20 anos de existência. E para comemorar seu legado histórico, será realizado dias 2 e 3 de dezembro um ato no Assentamento Roça Nova, sede da BioNatur, localizado no município de Candiota, na região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Segundo Roberta Coimbra, dirigente estadual do MST e produtora de sementes, no atual momento de retrocessos e de barbáries ambientais, a BioNatur representa resistência camponesa e é uma das principais ferramentas para a construção da Reforma Agrária Popular. “A BioNatur nasceu como uma proposta de resistência ao avanço do agronegócio com a tecnologia da transgênica e para promover o desenvolvimento dos assentamentos na região que eram muito precários e afastados do meios urbanos de consumo. Vinte anos depois, vamos festejar o sucesso de um projeto que deu certo, que prima pela vida e a agroecologia”, afirma.

O evento terá a participação do coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile e da engenheira agrônoma Ângela Cordeiro, além de amigos, autoridades e lideranças locais e regionais. Na pauta do encontro, painéis sobre a trajetória da BioNatur nestes 20 anos, a conjuntura agrária e a importância das sementes para a resistência e a Soberania Alimentar. Também terá oficinas, feira agroecológica e lançamento da variedade de tomate Biofeliciana. Na programação há ainda atrações culturais, como show com Pereira da Viola e baile. Cerca de 800 pessoas de diversos lugares do Brasil e até mesmo de outros países participarão das atividades.

Bionatur produz mais de 100 toneladas ao ano de aproximadamente 200 variedades de sementes varietais e crioula. (Foto: Leandro Molina/Divulgação)

A BioNatur

A Rede BioNatur foi fundada em 1997 por 12 famílias assentadas em Candiota e Hulha Negra. Atualmente conta com 200 famílias associadas, que produzem mais de 100 toneladas ao ano de aproximadamente 200 variedades de sementes varietais e crioulas. A produção de sementes de hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras, grãos e cereais acontece em 20 municípios e 18 assentamentos do estado gaúcho e de Minas Gerais, numa área total plantada de 200 hectares.

Uma das conquistas mais recentes da BioNatur foi ter se tornado mantenedora de 19 variedades de sementes — repolho louco de verão, couve manteiga da Geórgia, BRS tortéi, rúcula cultivada, moranga de mesa, tomate bio feliciana, abobrinha de tronco redonda e abobrinha de tronco caserta, abóbora menina brasileira, moranga pataca gigante, alface quatro estações, berinjela preta comprida, couve-brócolis ramoso santana, cenoura brasília, coentro verdão, melancia crimson sweet, melão imperial, quiabo santa cruz 47 e salsa lisa. A partir de 2018, a rede estará apta a produzir suas próprias sementes destas cultivares, que darão origem aos campos de produção de sementes comerciais.

Programação

Sábado, 2 de dezembro

8h às 10h – Recepção e credenciamentos dos participantes

10h às 10h30 – Mística de Abertura

10h45 às 12h45 – Painel I – Conjuntura Agrária e a importância das Sementes para a Resistência e a Soberania Alimentar, com o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile e Ângela Cordeiro

13h – Abertura da Feira Agroecológica “Sementes: Saberes e Sabores”

13h30 — Almoço

14h30 – Painel II – A trajetória da Bionatur ao longo dos 20 anos

16h – Ato de Lançamento do Tomate Biofeliciana

17h – Atividades Culturais

20h – Show com Pereira da Viola

22h – Baile dos 20 anos da BioNatur

Domingo, 3 de dezembro

8h30 – Feira Agroecológica

9h — Oficinas temáticas: Insumos Orgânicos; Credenciamento dos campos de produção; Certificação Orgânica; Fitoterapia; Artesanato de Sementes; Terapias alternativas; Cromatografia de Solos; Produção de mudas.

12h – Mística de Encerramento

13h – Almoço