Tiririca se despede disparando contra colegas de parlamento

Anúncio pode estar ligado ao fato de que denunciou, em entrevista ao SBT, uma suposta tentativa de compra de voto





Deputado Tiririca no plenário da câmara depois do discurso desta quarta-feira. Foto Lula Marques/Fotos Públicas.

Candidato mais votado nas eleições de 2010, o deputado federal Tiririca (PR-SP), fez seu primeiro e último discurso na tribuna da Câmara Federal, nesta quarta-feira (6), para anunciar oficialmente que deixará a vida política e não se candidatará a reeleição em 2018. “Saio decepcionado. Decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês, muitos. Saio totalmente com vergonha”, afirmou.

No discurso com tom de despedida, o palhaço de circo não poupou seus colegas de parlamento. “Saio de cabeça erguida, mas tem alguns aqui que eu sei que tem medo de sair na rua. Que precisam sair disfarçados”, disse o deputado.

Ele ainda afirmou que sofreu preconceito no Congresso. “Sofri preconceito aqui. Ontem mesmo ao chegar um colega, colega não, veio me questionar. Fui levantar a ficha dele e está mais sujo que pau de galinheiro por acusações de lavagem de dinheiro”, falou, sem revelar o nome do colega.

O palhaço de ofício destacou que “nunca brincou dentro da Câmara e sempre votou de acordo com o povo”. Ele admitiu que fez pouco nos sete anos de política, mas disse sair de cabeça erguida.

“Nós todos ganhamos bem para trabalhar, mas nem todos trabalham. Em sete anos não fiz muita coisa, mas pelo menos fiz o que sou pago para fazer, que é estar aqui. A gente é bem pago, a gente tira 23 mil limpo, se não me engano, temos apartamento, direito a carro, eu uso o meu particular. temos toda essa mordomia, sem falar nas carteiradas que muitos de vocês dão”, apontou Tiririca.

Denúncia

Tiririca vinha sinalizando há alguns meses que não disputaria eleições em 2018 e que abandonaria a vida pública. A desistência pode estar ligada ao fato de que denunciou, em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, do SBT, uma suposta tentativa de compra de voto que ele não tem como comprovar. Ele afirmou, na ocasião, que recebeu uma proposta de compra de voto para votar contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) no ano passado. O parlamentar, no entanto, não revelou valores e nem de quem foi a proposta.

Votações

Entre as votações de destaque do palhaço estão o voto a favor do impeachment de Dilma, a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que congelou o orçamento da área social por 20 anos e a favor da entrega do pré-sal favor às multinacionais. Tiririca também votou pela investigação das duas denúncias de corrupção contra Michel Temer (PMDB).

Confira abaixo o discurso do deputado Tiririca na tribuna da Câmara Federal.