Um governo desastroso para os servidores e para o povo

Ágora realizou um raio-X do primeiro ano de gestão de Greca e ele saiu reprovado





Foto: Manoel Ramires/Sismuc

Calem-se! Eu que mando. A cidade é minha e eu faço com ela o que eu quiser. Se me der na telha, não reponho a inflação dos servidores públicos. Vassalos. Se eu quiser, mando a Câmara Municipal projeto chamando mexerica de mimosa. Subo imposto. Aumento passagem do ônibus. Mantenho privilégios. Transfiro dívidas. Hahahaha. E se der a louca, nem isso faço. Rabisco um decreto e fica decretado que ninguém é mais fofo e alegre do que eu no reino encantado “Eu, eu mesmo e comigo”.

A revista Ágora chegou ao número 20 prometendo se esgotar rapidamente. Na capa, ela avalia o primeiro ano do segundo governo do prefeito Rafael Greca (PMN). Um grande trabalho que se contrapõe ao discurso oficial de que a cidade está melhor desde que ele assumiu. Com dados, entrevistas e diversas fontes, a revista apresenta os retrocessos ocorridos nas áreas sociais e dos trabalhadores municipais.

Foto: Manoel Ramires/Sismuc

Se de um lado, Grequinha não deu pão e circo para os trabalhadores, do outro, para os donos da cidade, não faltaram brioches e “Gengibirra”. A edição deixa clara como Curitiba retrocedeu em suas políticas públicas como saúde, educação, segurança e assistência social. No reinado de “Dom Greca II”, as mulheres perderam espaço e foram humilhadas, a cultura foi renegada, os moradores em situação de rua foram afastados do centro da cidade e perderam acolhimento e os servidores públicos sofreram na carne a falta de sensibilidade do gestor.

A última edição de Ágora também discute autoritarismo e imposições políticas no plano nacional como a iniciativa de Michel Temer de enfiar goela a baixo do povo a reforma da previdência. Em análise do especialista Ludimar Rafanhim, ele desmonta a versão de que a reforma combate privilégios e não retira direitos.

Ah, claro, a edição de dezembro 2017/janeiro 2018 também tem suas tradicionais colunas: Pensata, Radar da Luta, Comportamento, Cartoon, Arte e Cultura em Movimento destacando os assuntos do momento, mantendo o compromisso de formar e informar. Nem que seja na marra. Brincadeirinha…