Professores lançam livro sobre missão oficial à Palestina

"Palestina, um olhar além da ocupação" retrata a experiência de vida, solidariedade e autodeterminação do povo palestino ter seu Estado




FonteBruna Bandeira da Luz

Delegação brasileira em viagem oficial à Palestina em 2015. Foto: Divulgação

No dia 3 de fevereiro, às 19h, será lançado no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, o livro “Palestina, Um Olhar Além da Ocupação”. Lançado pela Editora Limiar, o livro é assinado pelos professores Paulo Porto, vereador em Cascavel, e Nilton Bobato, vice-prefeito de Foz do Iguaçu. Em suas 120 páginas está o relato – em texto de Bobato e fotografias de Porto – de uma viagem feita em 2015 à Palestina. Além deles, fazia parte da delegação brasileira o presidente da Sociedade Árabe Palestina de Foz do Iguaçu e diretor de Assuntos Internacionais do Município, Jihad Abu Ali.

Apesar de serem brasileiros e estarem em missão oficial, isso não lhes garantiu nada diante da ocupação israelense em solo palestino. Apesar de brasileiro, Jihad Ali, filho de palestino, ficou retido na alfândega na entrada e na saída do país; uma das várias situações tensas e discriminatórias ocorrida ao longo da viagem. “Paulo Porto, que tem o biótipo bem europeu, passou sem qualquer dificuldade, eu fiquei detido por algum tempo até me liberarem, mas JIhad, com nome e fisionomia tipicamente árabes, ficou quase 12 horas incomunicável nas mãos das autoridades israelenses”, conta Bobato em seu relato da viagem.

Sem Jihad para servir de intérprete, os dois outros brasileiros tiveram de se virar para conseguir chegar a seu destino e serem recepcionados pelo prefeito de Jericó, porque, apesar de estarem na cidade, era proibido por Israel o prefeito palestino se locomover livremente pela sua própria cidade. Esses e outros episódios, como o do encontro com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, a tensão a cada checkpoint (barreiras formadas por soldados de Israel por toda Palestina) e a alegria e surpresa de encontrar, mesmo sob ocupação, uma sociedade vibrante e que não se rende, são relatados de maneira direta neste livro depoimento.

“Palestina, Um Olhar Além da Ocupação”, um olhar além da ocupação é um retrato franco e sincero de um povo que luta há sete décadas pelo seu direito de possuir um país, um povo que resiste e se refaz a cada nova geração. “Este livro almeja a ser uma homenagem ao bravo povo Palestino que ano após, década após década segue lutando pelo seu direito de existir frente a a ocupação de seus territórios por parte do governo israelense. Que o este livro consiga compartilhar nossa experiência e ajude a romper o cerco de midiático a respeito do que acontece e vem acontecendo na Palestina”, destacou o vereador Paulo Porto.

O livro só foi possível de ser editado graças ao apoio da Embaixada do Estado da Palestina no Brasil e de outras entidades, que assumiram o compromisso de viabilizar essa publicação. O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, inclusive estará presente no lançamento do livro.