Datafolha: Lula lidera e ganharia em todos os cenários no segundo turno

Perseguição ao ex-presidente ampliou sua vantagem frente a todos adversários na corrida eleitoral




FonteAscom Lula

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Leandro Taques

Pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira (31) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com ampla vantagem na corrida presidencial, tendo entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno, e ganhando de todos os adversários por ampla margem no segundo turno.

Em segundo lugar nas eleições ficaria um candidato indicado por Lula, que também lideraria contra todos. Votariam com certeza em um candidato indicado pelo ex-presidente 27% dos eleitores, enquanto o deputado Jair Bolsonaro (PSC) tem 18% das intenções de voto.

O governador Geraldo Alckmin, favorito para se candidatar à presidência pelo PSDB, tem de 6% a 11% das intenções de voto, tecnicamente empatado em uma disputa com Ciro Gomes (PDT).

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de janeiro, a primeira sondagem feita após a condenação em segunda instância do ex-presidente em um julgamento parcial e sem provas no TRF4.

Para o diretor do instituto Datafolha, Mauro Paulino, a inelegibilidade de Lula “aprofundaria a crise democrática” instalada no Brasil desde o golpe parlamentar, em 2016.

De acordo com o levantamento, 32% dos eleitores revelam intenção de votar em branco ou nulo caso o ex-presidente seja proibido de disputar, taxa recorde entre as sondagens já realizadas pelo Datafolha.