44 anos da Revolução dos Cravos serão lembrados na Unioeste

Movimento que ocorreu em Portugal em 1974 promoveu diversas reformas políticas, econômicas, sociais e culturais





População nas comemorações do 25 de Abril em Portugal. Foto: Pedro Catarino/Fotos Públicas

Nesta quarta-feira, dia 25 de abril de 2018, completam-se 44 anos da ‘Revolução dos Cravos’, movimento que ocorreu em Portugal no ano de 1974. Comandada por jovens militares de baixa patente, muitos inspirados em ideais democráticos e socialistas, essa revolução derrubou a ditadura fascista do ‘Estado Novo’, inaugurada por Oliveira Salazar em 1933 e que teve sequência com Marcelo Caetano.

Com a revolução foram realizadas diversas reformas políticas, sociais, econômicas e culturais, transformando drasticamente a situação de penúria em que vivia a maioria da população de Portugal.

Esse período histórico dos ‘patrícios’ será tema da palestra e espetáculo musical “44 anos da Revolução dos Cravos em Portugal: 25 de abril sempre!”, nesta quarta-feira (25), a partir das 19h20 no auditório da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em Cascavel. O palestrante será o professor Alexandre Fiuza, doutor em História Contemporânea,que realizou pesquisas em Portugal, tanto em seu doutorado, quanto em pesquisas posteriores sobre a censura e a repressão aos músicos portugueses.

O evento está sendo chamado de “Palestráculo”, uma vez que além da palestra acontecerá um espetáculo com uma apresentação musical da cantora Sil Vaillões e do músico Nilo do Canto, ambos artistas que atuam também na docência.

Serão interpretadas canções portuguesas e brasileiras que fazem menção ao contexto português. Na Revolução dos Cravos e durante a ditadura, a canção teve um papel central na resistência política, sendo usada, inclusive, como senha para saída dos militares dos quartéis para derrubada da ditadura, sem provocar, sequer, uma vítima por parte dos rebeldes.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação, com promoção do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, ambos do Campus de Cascavel.

Primavera libertária

O nome da revolução portuguesa é inspirado na atitude da juventude portuguesa, que colocava cravos e flores nos fuzis dos soldados em comemoração a restauração da primavera democrática, libertária e anticolonialista no país.

Esse acontecimento é tema do filme ‘Capitães de Abril’ e inspirou várias canções. Podemos esperar no espetáculo na Unioeste clássicos como ‘Grandola, Vila Morena’, do compositor português Zeca Afonso.

Abaixo outra canção inspirada na Revolução dos Cravos; ‘Tanto Mar’ de Chico Buarque de Hollanda (confira abaixo).