PT reage a delação fake news de Palocci

Ex-ministro reaparece após STF poder tirar Lula das mãos de Moro na investigação do sítio de Atibaia





Dilma Vana Rousseff na Vigília Lula Livre no último dia 23 de abril. Foto: Gibran Mendes

O PT não gostou nadinha do ex-ministro Antônio Palocci ressurgir no cenário nacional com homologação de delação premiada. A reaparição ocorre justamente após a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retirar das mãos do juiz Sérgio Moro a investigação do sítio de Atibaia, atribuído a Lula. Para o partido, seu ex-ministro, que já teve acordo negado no ano passado, tem sido utilizado como escudo para gerar notícias negativas.

A ex-presidenta Dilma Rousseff reagiu fortemente as declarações de Palocci, chamando-o de mentirosos. Segundo ela, não houve reunião com a presença e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o então presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, em “meados de 2010”. Na delação o ex-ministro afirma que o encontro discutiu financiamento de campanha.

“A delação implorada do senhor Antonio Palocci tem um problema central. Não está sustentada em provas. E ele não as têm porque tais fatos jamais ocorreram. No esforço desesperado de obter a liberdade, o senhor Antonio Palocci cria um relato que busca agradar aos investigadores, na esperança de que possam deixá-lo sair da prisão”, aponta Dilma.

Ela também criticou o que seria uma manipulação da informação para gerar notícias fakes contra Lula e o partido. Dilma afirma que “O Globo”, mais uma vez, deixa de lado os princípios jornalísticos. Não procura ouvir os “acusados”, nem publica qualquer linha sobre o que pensam os advogados dos dois ex-presidentes. “preciso reiterar que o jornalismo de guerra praticado pelas Organizações Globo vem tentando eliminar Lula e Dilma da vida política nacional, adotando como regra o justiçamento midiático”.

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffman, também afirma que o ressurgimento de Palocci é para manter Lula com Moro. “O vazamento da suposta delação para o Globo se insere na vergonhosa pressão que esta organização exerce, por todos os meios, inclusive editoriais e matérias na TV, para que seja permitido aSergio Moro continuar perseguindo Lula de forma obsessiva e doentia”, critica.

Moro segura sítio
Após a segunda turma do STF decidir que parte do processo de Lula no sítio de Atibaia deve ser encaminhada para a Justiça Federal de São Paulo, o juiz paranaense Sérgio Moro manobrou para ficar com o caso. Ele alegou que o acordão não foi publicado pelo STF, fato ignorado para determinar a prisão de Lula em menos de 24 após o julgamento do habeas corpus. Ele nega o pedido da defesa alegando que há precipitação das partes e que há outros elementos para manter a investigação em Curitiba.