Celebração da obra de James Joyce acontece neste sábado

Ulisses,, escrita por James Joyce, é o ponto de partida para uma celebração que ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo




FonteCasa de Artes Helena Kolody

Bloomsday 2013, em Ponta Grossa. Foto: Ascom / Casa de Artes Helena Kolody

Ulisses, uma das mais importantes obras literárias de todos os tempos, escrita por James Joyce, é o ponto de partida para uma celebração que ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo. A data, 16 de junho, é simbólica para os leitores de Joyce e para a cidade de Dublin, já que toda a narrativa do livro se passa nesse dia. Há décadas, a data é conhecida como o Bloomsday, ou “o dia de Bloom”, personagem principal da obra.

Em Curitiba, neste ano, a Colloquium Cultural, escola que oferece cursos nas áreas de música, teatro e dança, promove o evento, que é aberto à comunidade e gratuito. Com a Irlanda como tema principal, estão programadas apresentações musicais, workshop de dança irlandesa e a leitura de trechos das obras de James Joyce e de outros autores.

O Bloomsday Curitiba 2018 reunirá diversos artistas e o público interessado em conhecer mais sobre a rica cultura irlandesa. As atrações estão programadas a partir das 15 horas desse sábado e se estendem até as 23h. Autores locais e aficionados por literatura também estão sendo convidados para realizarem a leitura de trechos de suas obras, mantendo assim viva a tradição desta data tão significativa para a cultura irlandesa no mundo.

Atrações:

NoDuo – todas as faces do rock

Apresentação de Guitarra Barroca, com Arthur Carmonário

Pocket Show “ O Transcendente, o Brasil e os Ciclos”, com Eder Borges

Pocket Show com a Banda Popelines

Duo Voz e Violão com Wagner Bittencourt e Yasminy

Workshop de Dança Irlandesa

Canções irlandesas com Lincoln Haas Hein

Serviço:

Bloomsday Curitiba 2018

Data: 16 de junho – sábado

Horário: a partir das 15h

Local: Colloquium Cultural – Rua Rio Grande do Sul, 507, esquina com Assis Gonçalves – Água Verde

Telefone: (41) 30131165

Evento no Facebook