Evento na UFPR debate voto consciente nesta quinta

O evento “Meu, teu, nosso voto!” acontece no salão nobre da Universidade





Três dias antes das eleições, evento público promove reflexão sobre direitos humanos, democracia e eleições Encontro é gratuito e ocorre no prédio histórico da UFPR, em Curitiba, dia 04 de outubro, a partir das 19 horas.

O Instituto Aurora, em parceria com o “Politize!” e o grupo de pesquisa “Política Por.De.Para Mulheres”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promovem, nesta quinta-feira, dia 04 de outubro, a partir das 19h, um encontro para discutir “por que voto consciente considera o direito de todas as pessoas?”.

O evento “Meu, teu, nosso voto!” acontece no salão nobre da Universidade, localizado do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba (PR), é gratuito e aberto ao público. Foi pensado para estimular o diálogo em tempos de polarizações políticas e sociais e fortalecer o entendimento sobre a relação direta entre democracia, voto, cidadania e direitos humanos.

As entidades organizadoras acreditam que o conceito de “Direitos Humanos” vem sendo distorcido por quem espera que, com entendimento incorreto do que, de fato, eles são, espera que a sociedade se distancie de cobranças do que é coletivo por direito. “Uma sociedade que não sabe o que exigir do poder público tende a estar mais suscetível ao silenciamento”, lembra Michele Bravos, diretora-executiva do Instituto Aurora, entidade que trabalha pelo fortalecimento de identidades invizibilizadas e educação em Direitos Humanos. Para ela, é preciso lembrar que esses direitos existem para que sejam concedidos e aproveitados por todas as pessoas, sem exceção. “Ao votar, portanto, somos convocados a eleger um representante que não atenda apenas aos meus interesses pessoais, mas aos interesses de uma nação, que é plural, com pessoas de diversas idades, etnias, expressões de sexualidade, classe social”, pontua.

Além de Michele, que é jornalista, mestre em Direitos Humanos, soma 15 anos de trajetória com projetos sociais e é professora de disciplinas de Direitos Humanos no programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), também vão conduzir as discussões Amanda Lauxen e Talita Gantus, embaixadoras do “Politize!”, jovens lideranças que atuam como agentes de mudança na educação política brasileira. O “Politize!” busca fomentar a conscientização de que nossa política pode e deve ser construída de modo participativo. Tailaine Cristina Costa, advogada, mestranda em direito pela PUCPR e especialista em Direito Administrativo e em Direito Eleitoral vai representar o Instituto Política Por.De.Para Mulheres e falará sobre o cenário e as perspectivas de inclusão da mulher na Política.

SERVIÇO:
Onde: Salão Nobre da UFPR (Prédio Histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, Centro de Curitiba);
Que dia e hora? Dia 04 de outubro às 19h;
Quem participa? Amanda Lauxen e Talita Gantus (embaixadoras “Politize!”), Tailaine Cristina Costa (Diretora Administrativa do Instituto Política Por.De.Para Mulheres) e Michele Bravos, diretora-executiva do Instituto Aurora.
O evento é gratuito!