Postura do governador faz aumentar adesão à greve dos servidores

Nesta sexta-feira (28) tem protesto em frente a Seed, na capital, e nos Núcleos Regionais de Educação, no interior




FonteAPP Sindicato

Acampamento da greve em frente ao Palácio Iguaçu. Foto: João Paulo Vieira/APP Sindicato

A greve dos servidores públicos continua aumentando a adesão das categorias do funcionalismo estadual. O levantamento da APP-Sindicato é de que 85% das escolas estaduais estão paradas parcial ou totalmente.

Nesta quinta-feira (27), terceiro dia da paralisação, docentes e funcionários de diversas universidades estaduais também cruzaram os braços. Em Curitiba, pela manhã, houve ato em frente ao palácio Iguaçu para cobrar a humanização das perícias médicas.

Na parte da tarde, uma aula pública em frente ao Palácio Iguaçu abordou o Projeto de Lei Complementar 4/2019, de autoria do governador, que, se for aprovado, vai autorizar o que o governo deixe de pagar a data-base e outros direitos como progressões e promoções de carreira.

Próximos atos

Para esta sexta-feira (28), na capital o protesto será realizado em frente a Secretaria da Educação, a partir das 7h30. No interior, os atos serão em frente aos Núcleos Regionais de Educação.

Na próxima segunda-feira (1º), um grande ato está programado em Curitiba, com a participação de trabalhadores de todas as regiões do estado.

Depende de Ratinho Júnior

De acordo com o comando da greve, a paralisação é provocada pelo governador. Durante a campanha eleitoral, Ratinho Junior (PSD) prometeu se reunir com os sindicatos e pagar a reposição salarial dos servidores em um dos primeiros atos do seu governo.

Passados mais de seis meses da gestão, o chefe do Executivo tem adiado sucessivamente o compromisso e tem negado os pedidos de reunião com as lideranças sindicais. A data-base venceu no último dia 1º de maio.

A mobilização reivindica o pagamento da reposição salarial de 4,94%, referente a inflação dos últimos 12 meses. Os trabalhadores estão com os rendimentos congelados desde 2016. As perdas acumuladas passam de 17%. O prejuízo é equivalente a não receber mais de dois meses de salário por ano.