Comissão de Direitos Humanos vai propor revogação de decreto que exige novo recadastramento

Servidores tem nova mesa com governo nesta sexta





Representantes do FES se reuniram com deputados para denunciar prática antissindical. Foto: Orlando Kisnner/Alep

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa irá propor a revogação do decreto do governador Ratinho Junior (PSD) que obriga os servidores a um novo recadastramento para confirmar a autorização de desconto em folha para as entidades sindicais e outros serviços. O pedido para que a CDHC apresente um decreto legislativo para revogar o decreto 3.808/2020, assinado pelo governador, foi apresentado pelo Fórum Estadual das Entidades Sindicais (FES) e aprovado em reunião da Comissão nesta terça-feira, 4.

O presidente da Comissão, deputado Tadeu Veneri (PT), explicou que o decreto de Ratinho Junior afronta a liberdade associativa dos servidores públicos prevista na Constituição Federal e já regulamentada no Estado pela leinº 13.740/2002, que autoriza ao Estado descontar dos servidores públicos mensalidades dos sindicatos legalmente constituídos.

O decreto do Executivo pode ser cancelado por um decreto do Legislativo, desde que seja de iniciativa de uma das Comissões Permanentes. Veneri explicou que o governador está desrespeitando a legislação federal e impondo aos servidores uma penalidade para aqueles que participam da manutenção de suas entidades representativas. O decreto do governador estabelece que os descontos serão cancelados se o servidor não se recadastrar.  “É dever do Estado assegurar a continuidade da vontade destes servidores e servidoras, sem a imposição de entraves burocráticos, até que o próprio servidor manifeste o desejo de suspensão ou cancelamento deste serviço”, diz o documento elaborado pelo Fórum.

Veja mais

Governo Ratinho Junior prorroga prazo de recadastramento, mas MP alerta para caos social