Servidores do Paraná farão ato unificado em defesa da data-base

Paranaprevidencia e liberdade sindical também estão na pauta da mobilização de terça-feira (22)





Foto: APP-Sindicato

Diversas categorias do funcionalismo público do Paraná participam de um ato unificado na terça-feira (22), a partir das 9 horas, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba. A mobilização, convocada pelo Fórum Estadual dos Servidores do Estado do Paraná (FES), faz parte da campanha unificada dos servidores estaduais em defesa da data-base, do Paranaprevidencia e da liberdade sindical.

A pauta das categorias do funcionalismo do Paraná tem muita coisa em comum, uma vez que os trabalhadores estão há três anos sem reajuste salarial. O calote do governo Beto Richa (PSDB) à data-base representa perdas acumuladas de 11,68%. Já o déficit atuarial do Fundo Previdenciário do Paranaprevidencia chega a R$ 16 bilhões.

Desde a saída de Beto Richa do governo, em 7 de abril, os sindicatos tem tentado reabrir negociação com atual governadora Cida Borghetti. Nesta quinta-feira (17), representantes sindicais que integram o FES reuniram-se pela primeira vez com o novo titular da Secretaria da Fazenda João Bovo, para apresentar os estudos que comprovam que o governo tem recursos para honrar o pagamento da data base atrasada desde 2015.

Além do ato central na capital paranaense estão sendo convocadas mobilizações regionais, especialmente por educadores e educadoras. “Nossos diretos têm que ser respeitados. Na comunidade escolar é essencial a união para que a categoria não sofra novamente com maldades impostas por resoluções de governo e outros ataques sofridos nos últimos tempos”, destaca o professor Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato.