Ratinho reajusta salário mínimo regional em 10,9%, mas só quer 3% para o funcionalismo

Governo do estado garantiu 100% do INPC em votação na Assembleia Legislativa





Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foto Gilson Abreu/AEN

O Governo do Paraná é especialista em fazer “bondades” com o chapéu alheio. Enquanto oferece apenas 3% de reajuste ao funcionalismo estadual, aprovou na Assembleia Legislativa a reposição de 100% do INPC, com referência ao mês de novembro, para o salário mínimo regional. Com isso, Ratinho Junior (PSD) comemora que o Paraná possui o maior valor do país, atingindo a R$ 1,6 mil na primeira faixa do piso e chegando até R$ 1.870,00 na quarta faixa, enquanto deve mais de 30% de reajuste aos servidores.

O projeto de lei 720/2021 que recompõe as perdas salariais de quem recebe salário mínimo passou facilmente pela Casa e deve ser sancionado pelo governador para entrar em vigor no começo de 2021.

“O que propõe projeto é uma atualização, mantendo o valor acima do piso salarial nacional. É uma deferência do nosso Governo, algo que vem acontecendo ao longo de outros governos também. O Paraná mantém essa tradição de ter um piso salarial superior a outros estados”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Tradição que permanece desde 2006, quando o piso estadual foi criado.

Por outro lado, este reconhecimento não chega aos servidores estaduais. Estes, que estão na folha de pagamento do governo estadual, tem proposta muito inferior. Para o funcionalismo, o percentual é de apenas 3% e ainda por conta de negociações passadas. O valor é muito abaixo da inflação do Paraná, que chega a 13%, e é justificado pelo cenário econômico pós-pandemia.

Dois pesos, duas medidas

A diferença é alvo de crítica da oposição. Os deputados apresentaram emenda de 6,39% para o reajuste do funcionalismo. “A Copel sobe acima da inflação. Sanepar sobe acima da inflação. Sobe medicamentos, alimentos, combustíveis. Há um empobrecimento dos trabalhadores de modo geral. O Estado precisa pagar o que deve aos servidores do Paraná”, disse o deputado Lemos.