Ratinho Junior dá cargo para primeira dama

Governador nomeia esposa para atuar na Casa Civil





Governador deu cargo para a eposa com estrutura do estado. Foto: Arquivo Pessoal

O governador do Paraná Ratinho Junior diz que é contra nomeações políticas, mas apenas quando essas não partem dele próprio. Depois de indicar Daniel Pimentel, irmão do vice-prefeito de Curitiba, para ser o presidente da Copel, e seu cunhado para assumir as Loterias do Paraná, chegou a vez de adotar o primeiro damismo. De acordo com o Decreto 3259 – 24 de Agosto de 2023, a esposa do governador, Luciana Saito Azevedo Massa, ganhou “o Gabinete da Primeira-Dama do Estado, no âmbito da Casa Civil, coordenado pela Primeira-Dama do Estado do Paraná”.

A nomeação determina que a primeira dama do estado, a partir da Casa Civil, disponibilizará de “recursos necessários para o desenvolvimento de suas atividades, observadas as disposições das normas orçamentárias vigentes”. A esposa do governador, conforme o decreto, não receberá salário, trabalhando de graça.

“O serviço terá por objeto a promoção de projetos e atividades do Governo do Estado do Paraná, de relevante interesse público, por meio de representatividade institucional, visibilidade social e política da Primeira-Dama e da transversalidade das políticas governamentais, como agente mobilizador no desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, esportes, dentre outras”.

Em março deste ano, a primeira-dama já tinha participado de um encontro que “contou com a presença de 300 participantes, que conheceram as políticas públicas de cada secretaria e autarquia estadual voltadas às mulheres”.