Retornando da Bélgica, Goura quer colaboração entre Portos de Paranaguá e Antuérpia

Parlamentar participou de evento para debater políticas estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades e regiões paranaenses





Foto: Dálie Felberg/Alep

Deputado estadual Goura (PDT-PR)*

Participamos, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a convite da União Europeia, do “Fórum Cities and Regions for Development Cooperation”, em Bruxelas, Bélgica, para debater e propor parcerias e políticas estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades e regiões paranaenses.

O evento foi promovido pela Divisão de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da Comissão Europeia (DEVCO) e pelo Comitê Europeu de Regiões (CoR) da entidade. Este evento aconteceu no contexto da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da ONU, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste fórum, se discutiram as possibilidades de cooperação descentralizada sobre políticas e práticas em desenvolvimento urbano sustentável entre os governos locais e regionais da União Europeia e os países parceiros, como é o caso do Brasil. Assim, abriu-se a possibilidade para que o Paraná, o município de Paranaguá e o Litoral como um todo, possam ser contemplados por acordos de cooperação com a União Europeia.

Mantivemos encontros com o embaixador do Brasil na Bélgica Haroldo Ribeiro e o secretário da embaixada, Gustavo Marchetti, e com o embaixador Marcos Galvão, chefe da missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, para tratar das possibilidades de cooperação.

E uma das oportunidades discutidas foi a de convênios entre os portos de Paranaguá e da Antuérpia, um dos maiores do mundo, a partir da Divisão Desenvolvimento e Cooperação Internacional da Comissão Europeia (DEVCO) da União Europeia.

São muitas as possibilidades nas áreas de desenvolvimento urbano e desenvolvimento sustentável. Tanto que os embaixadores se colocaram à disposição todo o corpo diplomático da embaixada do Brasil na Bélgica e da missão brasileira junto à União Europeia. O objetivo é concretizar as parcerias previstas nos acordos de cooperação internacional entre os governos locais e regionais.

Nosso mandato já tem uma relação profícua com o Litoral do Paraná. Já realizamos uma audiência pública sobre mobilidade ativa na Câmara Municipal de Paranaguá, em setembro de 2018, com ampla participação da comunidade e autoridades locais. Também visitamos no final de 2018 a comunidade indígena da Ilha da Cotinga. Outro evento que nos relaciona ao Litoral foi a participação e organização do primeiro Fórum de Ciclomobilidade de Antonina, também em setembro de 2018 e outro, também sobre ciclomobilidade no Litoral, em Pontal do Sul.

Acreditamos que ações como estas, que visam a efetivação de acordos internacionais de cooperação e desenvolvimento sustentável, são uma das prerrogativas do nosso mandato. Já informamos a atual gestão estadual sobre essas possibilidades e faremos o possível para que elas parcerias frutifiquem.

_______

*Goura está no primeiro mandato como deputado estadual. Antes havia assumido uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba.