Servidores municipais lançam campanha por preservação de direitos

A Campanha Salarial 2019 da Confetam/CUT defende a previdência, estabilidade e investimentos no serviço público




FonteConfetam

Foto: Arquivo Confetam

Com a presença de dirigentes de federações e sindicatos de 15 estados do Brasil, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) lançou, nesta segunda-feira (11), em São Paulo, a Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais. O lançamento integra o programa de atividades da primeira reunião do ano da direção nacional ampliada da Confetam/CUT, ocorrida nesta terça-feira (12).

A presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, destacou o tema da Campanha Salarial 2019 – Todos juntos em defesa dos direitos trabalhistas e do serviço público de qualidade para o povo brasileiro –, como prioridade absoluta do Ramo dos Municipais e de todo o movimento sindical. “Essa não é só uma frase de efeito. Nosso grande desafio é chegar à população e estabelecer quais mecanismos usaremos para dialogar com aqueles a quem nós prestamos serviço”, explicou.

Para o presidente da CUT/SP, o centro da discussão deve ser a luta pelos direitos. “O centro do debate é a luta política pela dignidade dos trabalhadores, contra as políticas que se colocam, não só a reforma da previdência, mas a privatização, a carteira verde amarela, e tudo o que nos ameaça. O caminho agora é a luta, o enfrentamento da classe dominante. O que nos une é a luta pelo direto, a disputa política a gente faz em outro momento”, apontou Douglas Izzo.

Luta como elemento de unidade

Ele reconheceu que a tarefa não simples, mas enfatizou que a articulação com a população é imprescindível. “É necessário articular a luta dos servidores municipais como um elemento de unidade entre servidores e a população do estado”, enfatizou.

Na mesma linha, seguiu o diretor da CNM. “Foi-se a época em que nos dividíamos por setor. Hoje, ou a gente se une, ou morremos como força política”, destacou Maicon Vasconcelos.

“O lançamento nacional da Campanha Salarial 2019 é o ponta pé inicial para dar continuidade à unificação de todos os servidores públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais”, resumiu o diretor da Condsef, Gilberto Cordeiro.

A campanha TODOS JUNTOS

Com o tema “Todos juntos em defesa dos direitos trabalhistas e do serviço público de qualidade para o povo brasileiro”, a campanha trabalha com cartazes, adesivos, banners, camisetas, marcadores de livros, faixas, bonés, capa para fanpage e card, totalizando nove peças.

A Campanha Salarial 2019 da Confetam/CUT apresenta oito eixos de luta: previdência pública e solidária; concurso público e estabilidade do servidor; direito à livre negociação no serviço público; defesa do SUS e do SUAS; educação pública, de qualidade, laica e emancipadora; defesa da democracia e dos direitos; justiça fiscal; e revogação da Emenda Constitucional (EC) 95.