UFPR abre as portas para comunidade em debates sobre Violações e Retrocessos

Painéis discutiram temas atuais como a "Lei Anticrime" apresentada pelo juiz Sergio Moro





Atenta à realidade e com o intuito de despertar o pensamento crítico e questionador, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre as portas para comunidade com os painéis “Violações e retrocessos”, na Sala 311 do Prédio Histórico na Praça Santos Andrade. O evento, que inicia nesta quarta-feira (20) e vai até sexta-feira (22), receberá juristas, professores, historiadores e militantes de causas sociais.

No primeiro dia de evento, o painel irá debater a “Lei Anticrime”, pacote de medidas apresentado nesta semana pelo juiz e atual ministro da Justiça Sergio Moro. Os convidados do primeiro dia serão o juiz de execuções penais Luiz Carlos Valois, o advogado e militante Renato Almeida Freitas e a professora da UFPR, Katie Arguello.

No segundo dia (quinta-feira), a universidade receberá o ex-senador e atual vereador de São Paulo Eduardo Suplicy, que dividirá o painel com Megg Rayara, primeira transsexual doutora pela UFPR. O tema do debate será “Democracia e Justiça Social”.

Na sexta-feira, último dia de painéis, o debate será sobre “Gênero e Sexualidade” e contará com a participação da Professora Josete, vereadora em Curitiba; Heliana Hemetério, historiadora e símbolo do combate ao racismo e LGBTfobia; e Marise Félix, militante das causas da diversidade.

Organizado pela Faculdade de Direito, os painéis são abertos à comunidade em geral e iniciam sempre às 19h. De acordo com os organizadores, será uma oportunidade de fomentar análises críticas sobre a atualidade, debatendo temas polêmicos, sem medos ou tabus. “Os juristas e as juristas que saem da Faculdade de Direito da UFPR precisam estar em total consonância com as ruas, com os temas e debates que rondam o dia a dia da população e não apenas com textos legais decorados e memorizados”, destaca a organização.

O evento disponibilizará 12 horas complementares aos que preencherem o formulário e participar dos painéis: https://docs.google.com/forms/d/1MvPulq4w6DU_Q1FG6Unp8WvyUr1LbgXw0q1-JAzisa8/edit?usp=sharing

Mais detalhes e programação completa no link. https://www.facebook.com/events/612357339188773/