Coronavírus chega em todos os bairros de Curitiba

Regionais Matriz e Santa Felicidade concentram mais casos com contaminados




FonteManoel Ramires e Flávio Laginski

Foto: Luiz Costa/SMCS

Todos os 75 bairros de Curitiba registram contaminação por coronavírus. É o que apresenta relatório da Secretaria de Saúde. A cidade tem mais casos registrados em duas regionais: Matriz, que abrange os bairros centrais da capital, e a turística região de Santa Felicidade. No balanço da gestão municipal,  mais duas mortes foram registradas. Uma delas, uma criança.

A Regional Matriz tem 189 infectados confirmados, o equivalente a 105, 6 casos por 100 mil moradores. Já Santa Felicidade, com 100 confirmados tem o equivalente a 64,3 casos para cada 100 mil moradores.

Segundo a Secretaria de Saúde, Márcia Huçulak, “isso quer dizer que já estamos com o vírus espalhado por todos os cantos e que ele é democrático, não escolhe idade, classe social, muito menos bairro”.

O prefeito Rafael Greca utilizou suas redes sociais para pedir que as pessoas permaneçam em isolamento social. “Ainda não é desanimadora a situação de Saúde e salubridade da nossa amada Cidade.Mesmo assim, a transmissão comunitária está acontecendo. Insisto no isolamento social, na necessária reclusão dos idosos. (Ontem) morreu um Curitibinha de apenas 5 anos, nosso primeiro “Anjinho” da pandemia. Tenham consciência de que é preciso buscar proteção e também solidariedade com a proteção dos outros”, disse o prefeito.

:: Veja mais “Academias de Curitiba pressionam prefeitura para retomar atividades”

EstaR deixa de usar papel a partir de segunda-feira.
Foto: Gabreil Rosa/SMCS (arquivo)

 Em plena pandemia, Urbs obriga as pessoas a furar quarentena para trocar talão de EstaR

A falta de bom senso da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), autarquia que controla o sistema de transporte público da capital paranaense, está obrigando a população que ainda tem o talão de Estacionamento Regulamentado (EstaR), que permite estacionar o veículo em diversas ruas da cidade, a furar a quarentena para trocar a versão de papel por créditos.

Desde a última segunda-feira (11), os blocos de papel não são mais aceitos. Só é possível utilizar das vagas regulamentadas apenas com os apps para celular. Para trocar os antigos talões por créditos, é necessário ir até a sede da Urbs, anexa à Rodoferroviária de Curitiba, ou nas unidades do órgão nas Ruas da Cidadania do Carmo, Pinheirinho, Cajuru, Boa Vista, Fazendinha, Santa Felicidade,Tatuquara, Bairro Novo e Matriz.

É exatamente aí que reside o problema. Mesmo com o agendamento de horário, a fim de evitar aglomerações, o interessado é obrigado a sair de casa durante a pandemia de Covid-19. Em entrevista para um telejornal no dia 11, o gestor de TI da Urbs, Vilson Kimmel, foi questionado pelos telespectadores sobre esta questão para prorrogar a data para troca, que se encerra no dia 10 de junho, disse que “por contas de prazos legais de contrato, optaram em fazer a troca neste momento, mas, conforme for, pode ser que se estude um prazo maior para isso”.

O EstaR eletrônico conta com nove aplicativos homologados, dos quais sete estão ativos nas plataformas Android e iOS:

Meu EstaR
Faz Digital Curitiba
El Parking
Zul EstaR Digital
EstaR Digital Zazul
Transitabile
Estacionamento Digital

Outra maneira é de escolher os 160 pontos comerciais e de serviços disponíveis que estão autorizados a vender créditos para quem estiver sem celular no momento.