1º de Maio Solidário pretende arrecadar 5 toneladas de alimentos em Cascavel (PR)

Promovido pela Frente Popular e Sindical de Cascavel e pelo Fórum Sindical de Cascavel, evento acontece das 8h30 às 10h30





Neste sábado, 1º de Maio, a Frente Popular e Sindical de Cascavel e o Fórum Sindical de Cascavel promovem o ato “1º de Maio Solidário – O Trabalhador na Defesa da Vida” no município do Oeste do Paraná. O evento, que tem como objetivo arrecadar alimentos e produtos de higiene, será realizado em frente à Prefeitura, das 8h30 às 10h30.

De acordo com a organização do evento, neste Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, as entidades optaram por realizar um evento de caráter solidário por conta das consequências da pandemia que, aliada à crise econômica já estabelecida, tem desabastecido a geladeira de percentual importante da população brasileira. Pesquisa recente, divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, indica que 120 milhões de pessoas vivem com insegurança alimentar, e no ano passado 19 milhões de pessoas passaram fome no Brasil.

Para este ano, calcula-se que o cenário seja ainda pior, considerando que o auxílio emergencial de R$600, que teve importante papel na manutenção das necessidades básicas das famílias, foi reduzido pelo Governo Bolsonaro para R$250, em média. No dia 22 de abril o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da USP publicou a nota pública de política econômica “Gênero e raça em evidência durante a pandemia no Brasil: o impacto do Auxílio Emergencial na pobreza e extrema pobreza”. O relatório traça uma análise dos efeitos do auxílio emergencial no ano de 2020 e calcula o impacto da redução do valor deste auxílio para o ano de 2021. “Os resultados mostram que o Auxílio Emergencial em 2021 não trará a mesma proteção social contra a perda da renda que trouxe em 2020”, indicam os pesquisadores.

Além da arrecadação de alimentos, as entidades irão fazer uma aquisição de alimentos da agricultura familiar. O objetivo é chegar a 5 toneladas de alimentos arrecadados, que serão doados a entidades beneficentes de Cascavel e famílias em situação de carência alimenta.
“Antecipadamente agradecemos a solidariedade dos trabalhadores e trabalhadoras de Cascavel doando alimentos. Lutamos pela vida, por pão, vacina. Trabalho e Educação”, destaca a organização do evento.