Reposição de 1% aos servidores será votada amanhã na Alep

Cida Borghetti enviou emenda nesta terça-feira (3) à Assembleia Legislativa do Paraná





Foto: Gibran Mendes

A governadora Cida Borghetti (PP) enviou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (3), uma emenda ao PL 361/2018, incluindo o reajuste aos servidores públicos do Executivo, porém manteve a proposta de 1% de reposição, índice abaixo da inflação de 2,76% que será concedida aos servidores dos demais poderes: Alep, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública

Além de manter o índice abaixo da inflação, a mensagem da governadora prevê um retroativo referente à 1º de junho e não à 1 de maio, como reivindicado pelo funcionalismo público. A única novidade na emenda enviada nesta terça-feira foi a inclusão de comissionados e trabalhadores temporários (PSS) na proposta.

A previsão é de que o projeto de reajuste dos servidores do Executivo e demais poderes seja votado nesta quarta-feira (4) na Alep. Também é prevista a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, que recebeu parecer favorável da Comissão de Orçamento nesta terça-feira (3).

Sem reajuste desde 2016 e com perdas que somam quase 12%, o funcionalismo público promete lotar as galerias da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (4). Caravanas com servidores e servidoras do interior do Paraná também estarão em Curitiba.

Nesta terça-feira (3), os deputados aprovaram o PL que incorpora que regulariza a gratificação do Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide) nas universidades estaduais, uma antiga reivindicação dos docentes das IEES. Na segunda-feira (2) foi aprovada o PL que regulariza a carreira dos praças da Polícia Militar.