Começa nesta sexta-feira o 2º Fórum Poderoso da América Latina

Encontro de comunicadores acontecerá em Porto Alegre durante o final de semana




FonteLa Poderosa

Foto: La Poderosa

A Poderosa organizará uma Cume de Base no marco do seu 2º Fórum Latino-Americano em Porto Alegre, Brasil, os dias 27, 28 e 29 de julho. Centenas de moradoras e moradores das favelas nos mobilizaremos de todos os estados da Argentina, acompanhados por referências de cada país em que a Poderosa semeou uma assembleia: Cuba, Brasil, México, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e a Venezuela. Participarão referentes de Direitos Humanos, comunicadores populares, ativistas feministas, educadores, especialistas em terra, moradia e cooperativismo de toda a Pátria Grande.

Depois do primeiro Fórum em Havana, Cuba, em 2017, o acontecimento deste ano será uma demonstração de apoio ao povo brasileiro atingido por um golpe judiciário, mediático e parlamentar. O encontro internacional juntará mais de 90 favelas e comunidades rurais da população historicamente marginalizadas da América Latina, com o objetivo de partilhar experiências de organização e empoderamento dos bairros, fortalecendo a unidade da região.

Na sexta-feira, dia 27 de julho, uma caravana de ônibus chegará com mais de 2 mil pessoas de diferentes lugares do continente para Porto Alegre. Após o início do Fórum, vão mobilizar pelas ruas da cidade em homenagem à vereadora favelada Marielle Franco, que iria fazer 39 anos. Para concluir o dia de abertura, haverá um evento cultural.

Durante o Fórum, se realizarão painéis e mesas de discussão que atravessarão seis eixos: “Repressão do Estado”, “Feminismo”, “Terra e acesso à moradia”, “Cooperativismo”, “Educação Popular” e “Comunicação Comunitária”. Os debates serão realizados em dois turnos, cada um de três palestras ao mesmo tempo; sendo a primeira da manhã e a segunda assim que acabasse. Pela tarde, será realizado o painel principal de “Organização Territorial”. O dia finaliza com apresentações artísticas.

No domingo 29 pela manhã, será jogado o campeonato de Futebol “Resistidores de América”, o primeiro entre jovens das favelas de toda a região. Também os referentes de Direitos Humanos do continente todo vão expor e depois do almoço será a hora do último painel, com uma turma destacada de representantes da política continental. E para finalizar, uma banda surpresa fechará o Segundo Fórum Latino-Americano de A Poderosa.