Livro sobre Dilma Rousseff será lançado em Curitiba neste sábado

Atividade acontecerá no Acampamento Marisa Letícia, no bairro Santa Cândida





Dilma Rousseff. Foto: Gibran Mendes

Neste sábado (11), às 15h, será lançado no Acampamento Marisa Letícia, em Curitiba, o livro “Dilma Rousseff – A senhora da Democracia”. A publicação é uma coletânea de textos, organizada por Cleusa Slavieiro e com prefácio de Emir Sader, que busca uma reflexão sobre a contribuição política de Dilma.

O título do livro, segundo Cleusa Slavieiro, é uma homenagem e também reflete parte do caráter da presidenta que foi deposta com o Golpe de 2016. .”Há quem diga que Dilma foi republicana demais, uma afirmação perigosa de se fazer num país mergulhado no Estado de exceção e lutando por um fiapo de democracia. Dilma fez o bom combate diante do mais violento e escandaloso ataque a um governo brasileiro. Muito antes do que se imaginava, ficou comprovado que nunca foi preocupação com a corrupção e com o desemprego o que levou as pessoas às ruas pedindo o impeachment”, explica a organizadora da obra.

Para Cleusa, Dilma Rousseff é um exemplo para todas as mulheres e esse é um ponto que, segundo a organizadora, merece ser destacado. “Há muitas mulheres no Brasil que, ao lado de Dilma, cravaram na história o quanto vale a pena lutar por democracia. Dilma deu espaço para as mulheres revelarem sua força. Aqui no Paraná podemos lembrar de Teresa Urban, por exemplo, que foi jornalista e ativista ambiental, e da jornalista Elizabeth Fortes, ambas sofreram torturas e perseguições, como a própria Dilma. Como Dilma, são mulheres fortes que nunca se calaram”, exemplificou.

Foto: Reprodução
A escolha dos autores que assinam os textos que compõem o livro, segundo ela, ocorreu a partir do lançamentos de outros livros que compõem a coleção da Editora ComPactos, que aborda a política brasileira da última década.  “Tivemos diversas participações especiais, que geralmente ganham destaque como prefácio ou apresentação da obra. Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz, assinou o prefácio do primeiro livro coletivo sobre política que publicamos. Osny Tavares assinou a apresentação. O sociólogo e cientista político Emir Sader assina o prefácio do livro Dilma Rousseff – A senhora da democracia. A senadora do Uruguai e esposa de Mujica assinou o prefácio do nosso segundo livro. O escritor Raduan Nassar, prêmio Camões, assinou o prefácio do livro Lula. A psicanalista e escritora Maria Rita Kehl e a compositora e cantora Fernana Takai também nos deram a honra de assinar prefácios de nossos livros”, relata Cleusa.

Segundo ela, quem ler o livro vai poder “ouvir a si mesmo”, com uma quebra do monopólio da narrativa política. “Nossa intenção é fazer ressoar novas vozes. No livro, as pessoas vão poder conversar entre iguais. Fizemos questão de garantir a pluralidade de gênero, idade, classe social, área de atuação. Enfim, é um retrato possível de um Brasil muito complexo”, comenta .

Serviço: Lançamento do livro “Dilma Rousseff – A senhora da Democracia”
Data: Sábado, 11 de agosto.
Horário: 15h.
Local: Acampamento Marisa Leticia Endereço: Rua padre João Wislinki, 278, Bairro Santa Cândida, em Curitiba.