Audiência pública debaterá situação da população de rua em Curitiba

Evento acontecerá na sexta-feira (24), às 14 horas, no salão nobre da UFPR, na Praça Santos Andrade





Foto: Gibran Mendes

Na sexta-feira (24) o salão nobre da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, sediará uma audiência pública sobre “Políticas públicas e violação de Direitos Humanos da população em situação de rua”. O evento, com início às 14h, é organizado pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR) com apoio de entidades da sociedade civil que atuam junto à população de rua na capital do Estado.

Segundo os organizadores, a audiência objetiva o avanço no debate sobre os direitos da população em situação de rua e para possibilitar ações estratégicas na busca mais direcionadas de políticas para o atendimento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nos últimos meses, o MPPR e demais entidades têm denunciado uma série de violações dos direitos da população de rua em Curitiba, medidas consideradas “higienistas” e “segregadoras” por parte da gestão do prefeito Rafael Greca (PMN), truculência na abordagem da Guarda Municipal, bem como a ausência de uma política pública intersetorial envolvendo várias secretarias.

Junto a organização do MNPR, a audiência conta com o apoio das seguintes instituições: Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua (INRua); Instituto Lixo e Cidadania (ILIX); Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR); Pastoral do Povo de Rua; Casa de Acolhida São José; Projeto Mãos Invisíveis; Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS/PR); e Conselho Regional de Psicologia do Paraná- (CRP).