SERVIÇO: Confira seu local de votação e baixe aplicativos da justiça eleitoral

Consulta pode ser realizada pelo site do TSE





Foto: Manoel Ramires/Sismuc

O Tribunal Superior Eleitoral cancelou cerca de 3,3 milhões de títulos eleitorais. Essas pessoas perderam o direito de votar nessas eleições porque não realizaram o cadastro biométrico entre 2016 e 2018.

Antes dessa decisão, o Brasil tinha 147.302.354 eleitores. O que representa um crescimento de 3,14% nos últimos quatro anos. De acordo com o TSE, a maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, com 77.337.918 (52,5%), enquanto os homens somam 69.901.035 (47,5%).

Agora, se você está na dúvida se seu título está válido ou se seu local de votação está mantido, uma opção é acessar o site do TSE e fazer uma consulta. Basta clicar aqui e preencher o formulário com informações sobre “Nome ou título de eleitor, Data de nascimento e Nome da Mãe”. Após isso, o eleitor tem acesso ao seu número de inscrição, zona, seção e local de votação.

Aplicativos

Com a eleição cada vez mais digitalizada, os eleitores podem dispensar a cédula de papel com o título de eleitor. Em seu lugar, de acordo com o TSE, os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral podem utilizar-se do e-TítuloBasta baixar o aplicativo, disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais.

Outra novidade é o aplicativo “Resultados”, uma ferramenta que permite aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das Eleições 2018. A aplicação é uma versão atualizada do “Apuração 2014”, desenvolvida para o pleito daquele ano, que se tornou o aplicativo mais baixado do Tribunal Superior Eleitoral.

Para baixar o programa de acompanhamento da divulgação dos resultados das eleições de 2018 no seu desktop, acesse o site do TSE, neste link