Pandemia não está nem perto de acabar, diz OMS

Apesar de muitos países terem feito algum progresso a nível global, a pandemia está na verdade se acelerando




FonteÓpera Mundi

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Tedros Ghebreyesus. Foto: Elma Okic/ONU

O diretor-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira (29/06) que a pandemia do novo coronavírus não está nem próxima de terminar.

“A maioria das pessoas continua exposta, o vírus ainda tem muito espaço para circular. Todos nós queremos que isso acabe, mas a dura realidade é que isso não está nem próximo de terminar”, disse.

Ghebreyesus ainda destacou que, “apesar de muitos países terem feito algum progresso a nível global, a pandemia está na verdade se acelerando”.

As declarações do diretor-geral da OMS vem após o mundo ultrapassar os 10 milhões de casos do novo coronavírus. Segundo o mapa da Universidade Johns Hopkins, o planeta possui 10.180.816 casos e 502.719 mortes em decorrência da covid-19.

Mapa do coronavírus no mundo

Como usar o mapa: Use as abas para mudar de categoria. Em “Totals”, você vê os dados consolidados; em “World”, os números por país; em “Plots”, você vê a evolução dos números em gráficos; em Map, o mapa geral de casos; em US, o número de casos por Estado nos EUA. Caso as abas não apareçam, use a setinha para mudar.

O mapa mundial foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins e está disponível somente em inglês.

Veja como está a confirmação dos casos nos países da América Latina (defasagem de 24 horas):

Aqui você vê animações gráficas que mostram a evolução do número de casos e de mortos ao longo do tempo. Essas animações estão sempre um dia defasadas, pois dependem da compilação de dados feita pelo Centro Europeu de Prevenção de Doenças e Controle.

Para ver a animação ao longo do tempo, clique duas vezes no botão de play que se encontra no canto inferior esquerdo.

Gráfico de casos de coronavírus no mundo

Gráfico de mortes de coronavírus no mundo