Punk Rock: Riste retrata vulnerabilidade social em meio a pandemia

Banda lançou a música Portelinha, nome de comunidade localizada na capital paranaense





Gabriel, Regis e Jean: a Riste. Foto: Júlio Carignano

A banda de punk rock Riste divulgou nesta segunda-feira (18), por meio das redes sociais, seu novo som. Gravada em 2020 e produzida no esquema “quarentena” (cada integrante no seu refúgio), a música chama-se Portelinha, nome de uma comunidade localizada entre os bairros Santa Quitéria e Portão, em Curitiba. A letra é resultado de uma sequência de entrevistas com moradores da comunidade.

De acordo com a banda, ir até lá, ver e ouvir famílias em situação de vulnerabilidade foi o que propiciou esse novo som. Trata-se de ir além da crítica de dentro da própria bolha. “É um trabalho de imersão numa realidade dura e cruel. São famílias que não podem ficar em casa durante a pandemia e precisam trabalhar para não morrer de fome. Pessoas que já perderam tudo, que lutam para conseguir aquecer seu alimento e mesmo assim encontram tempo para a solidariedade”, diz Regis Cardoso, vocalista e guitarrista da Riste.

Para os integrantes da banda, a arte também é uma resposta ao que enxergamos, sentimos e ouvimos. Muitas famílias vivem numa invisibilidade extrema, são vítimas da desigualdade e tem um olhar muito particular dessa pandemia, somado aos problemas que já enfrentam diariamente.

Esses relatos foram ouvidos durantes ações sociais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que levaram alimento da reforma agrária aos moradores, e do Sindicato dos Petroleiros PR e SC, que doaram gás de cozinha.

RISTE

Formada em 2018, entre Curitiba e Campo Largo (Região Metropolitana), a banda faz do punk rock sua engrenagem para falar do cotidiano. O trio bebe na fonte dos clássicos do gênero. São canções de liberdade. Punk Rock em RISTE!

Os integrantes Gabriel (Baixo e voz), Jean (Batera) e Regis (Guitarra e voz) têm dois Eps gravados ao vivo e dois singles, já contando a nova música Portelinha.

Você pode encontrar o trampo dos caras nas plataformas digitais (Spotify, Youtube, Facebook, Bandcamp, etc…); além dos disquinhos físicos que podem ser adquiridos entrando em contato via page do Facebook: https://www.facebook.com/ristepunk