Psycho Carnival 2021 é adiado

Pela 1ª vez em 20 anos, feriado de Carnaval em Curitiba não terá um dos maiores festivais de psycobilly do mundo





Psycho Carnival 2019. Foto: Pri Oliveira/Divulgação

Pela primeira vez em 20 anos, o feriado de carnaval em Curitiba não terá uma edição do Psycho Carnival, maior festival da América Latina do gênero musical psychobilly e evento que acontece anualmente na capital paranaense como uma alternativa àqueles que não curtem as tradicionais festas de carnaval. A informação do adiamento da edição deste ano foi confirmada nesta segunda-feira (18) pelo músico Vladimir Urban, um dos organizadores do evento.

Por meio das redes sociais, Vlad – como é conhecido – afirmou que os organizadores decidiram não realizar o festival e justificou as razões de não realizarem um evento online. “Vivemos um momento sinistro, no mínimo bizarro, e não conseguimos visualizar motivos suficientes para ir adiante com uma edição on-line ou fazer qualquer outro tipo de ação referente ao ‘junta-tropa’ que fazemos todos os anos. O Psycho Carnival é o momento em que nos unimos, nos juntamos para celebrar, rever os amigos, ouvir e ver shows incríveis, tomar duas ou três cervejas (às vezes quatro), dar risada, e (no nosso caso), recarregar as energias para seguir adiante. Esta é a história do festival, este é o motivo pelo qual trabalhamos meses a fio organizando line up, logística, divulgação, e pensando em cada um dos detalhes para que a festa seja sempre memorável, fortalecendo o elo de amizade que existe entre nós”.

De acordo com os organizadores, a realização do festival neste momento – de caos social e crise sanitária – não faria sentido contradizendo sua razão de existir. “Fazer o festival, de forma online, também não traduziria a essencial da festa, sempre realizada durante o feriado de carnaval. Além disso, o caos social e a crise sanitária que vivemos em nosso (abandonado) país não nos permite comemorações”, informou Vlad Urban.

Sobre a realização do festival em outra data, o organizador acrescenta: “Não acreditamos que a situação vá melhorar a curto prazo em razão do desgoverno que temos, sendo assim, seremos cautelosos e optamos por esperar o momento ideal, em que todos estejamos em segurança para seguir adiante com a próxima edição do Festival. No mais, esperamos que todos vocês estejam se cuidando, se protegendo, mantendo o distanciamento social e cada um fazendo a sua parte para que possamos nos encontrar em um futuro próximo”.

A edição de 2021 seria a 22ª do tradicional evento que reúne amantes do psycobilly e sempre conta com atrações de peso da cena que une estilos como punk, rock and roll, rockabilly e a atmosfera dos filmes de terror. Em 2020, o evento reuniu 37 bandas de oito países.